10 Passos para se tornar uma consultora de imagem

consultora de imagem

Quem começa a me seguir, começar a ler meu blog e começa a se aprofundar sobre a consultoria de imagem, sempre faz a mesma pergunta: como que eu faço para me tornar uma consultora de imagem?

Pois bem, não existe uma fórmula mágica, muito menos um caminho mais curto e fácil. Quando procuramos fazer algo de qualidade, algo que merece reconhecimento por todos, algo almejado por muitos, sempre haverá foco e muito empenho envolvidos.

No entanto, há 10 passos para você compreender melhor como ser uma consultora de imagem, o que buscar para ampliar seu negócio e como evoluir profissionalmente. Assim, basta seguir estes passos, com muita cautela e dedicação, que seus negócios poderão te surpreender!

10 Passos para você se tornar uma consultora de imagem

Passo 1 – Obter a “educação” e o conhecimento necessário

consultora de imagem

Créditos: Unsplash

Além de o seu nome ter reconhecimento, o mais importante – e o ponto pelo qual muitas pessoas são atraídas – é ter uma boa “educação” sobre o assunto, ter uma formação de qualidade, com curso de qualidade (assim como o meu rsrs).

Por isso, escolha um curso bem completo que te ajude em cada detalhe, explique cada técnica e profissionalize seus sonhos e habilidades. Este passo é muito importante porque seus clientes potenciais sempre prestam atenção nisso, averiguando se você demonstra ser boa consultora de imagem.

Passo 2 – Encontre seu nicho

consultora de imagem

Créditos: Unsplash

É comum que as consultoras de imagem escolham um tipo específico de serviço para fornecer. Você pode decidir se especializar em consultoria pessoal – de moda e estilo – e ajudar as clientes a construir um guarda-roupa que lhe agrade, além de fornecer dicas de maquiagem e cabelo. Você também pode optar por se concentrar na consultoria de imagem profissional – nas habilidades de etiqueta e comunicação – para ajudar os clientes a projetar uma imagem mais confiante e de sucesso.

Além disso, algumas consultoras de imagem optam por trabalhar exclusivamente com clientes corporativos em vez de indivíduos, por isso aconselham sobre uniformes de funcionários, comunicação e linguagem corporal. E ai, já sabe qual é o seu?

Passo 3 – Defina seu público-alvo

estudo de público alvo

Créditos: Unsplash

Esta etapa está totalmente ligada com a anterior, por isso é muito importante você seguir os passos corretos e em ordem para se tornar uma excelente consultora de imagem. Assim, após decidir o nicho no qual você irá atuar, você deverá se especializar numa área e colocar como prioridade o público dessa área.

Se você escolher consultoria de imagem pessoal, você poderá trabalhar com blogueiras, cantoras, pessoas comuns que objetivam a ascensão de sua imagem pessoal. Caso você escolha consultoria de imagem profissional, você trabalhará com advogadas, executivas, etc. Concentre-se em seu público alvo que seu nome nessa área poderá se expandir e ser bem reconhecido no meio, afinal, a melhor propagando ainda é o boca a boca.

Passo 4 – Seja diferente

A melhor coisa a se fazer é inovar! Muitas consultoras de imagem ficam engessadas com todas as regras que devem seguir e acabam pensando mais no resultado, esquecendo do melhor momento: o processo e evolução de sua cliente.

É por isso que você precisa encontrar suas características particulares. Pode ser seu método especial de trabalhar com clientes, abordagem específica ou alguns serviços exclusivos, os quais muitas consultoras de imagens não fazem.

Passo 5 – Faça um portfólio

Lembram-se quando eu disse que é necessária uma apresentação da sua formação e/ou os cursos que você concluiu? Pois bem, assim como a sua formação de consultora de imagemas informações de consultorias já feitas são de extrema importância para que seus clientes em potencial averiguem e analisem seu trabalho.

Os clientes em potencial não acreditarão apenas na sua palavra quando você lhes disser que pode ajudá-los com sucesso a melhorar sua imagem, eles vão querer uma prova visual. Por isso, um portfólio de seus atendimentos reformas bem-sucedidos é uma obrigação quando você está captando clientes.

Passo 6 – Faça parcerias estratégicas

mulher lavando cabelo

Créditos: Unsplash

Embora uma consultora de imagem precise ter conhecimento de moda, maquiagem, cabelo e outros tópicos relacionados à imagem, você pode não ter as habilidades necessárias para ajudar seus clientes a realmente fazerem mudanças.

Por exemplo, você pode ajudar um cliente a escolher uma nova cor e estilo de cabelo, mas pode não ter o treinamento para fazer o corte e a coloração. Por isso, é importante desenvolver parcerias com maquiadores, cabeleireiros e personal trainers, a quem você pode indicar seus clientes.

Além disso, as parcerias são muito importantes para seu nome e para sua empresa, seus parceiros podem te recomendar para as clientes deles e vise-versa.

Passo 7- Peça feedbacks

Os feedbacks são avaliações de seus clientes sobre o seu atendimento. É por meio de feedbacks de seus antigos clientes que o cliente em potencial irá se basear para escolher ou não o seu trabalho.

Para quem está começando agora, faça consultorias com as amigas, assim elas podem te informar melhor sobre as melhorias necessárias no atendimento e durante o processo todo.

Passo 8 – Atente-se para as tendências

mulher com macacão cinza

Créditos: Unsplash

Seja antenada às tendências! A internet esta aí para ser desbravada, pesquisada, te permitir compreender tudo que está rolando no mundo da moda e comportamento. Para quem trabalha com moda e estilo, é necessário ficar atento a todas as mudanças nesse meio, pois um dia X pode ser a maior sensação do momento e no dia seguinte Y ocupa esta posição. Para não ser uma consultora de imagem ultrapassada, atente-se às tendências!

Passo 9 – Saiba mais sobre os corpos femininos

Se você é uma consultora de imagem e não sabe olhar os tipos físicos com técnica e amorosidade, volte tudo e estude bastante sobre este assunto. Saber o tipo físico é essencial para dar suporte para sua cliente com ideias e modelos para ela se inspirar e se amar.

Passo 10 – Cores e looks

fashionista

Créditos: Unsplash

Procure saber como a cor influencia em nossas decisões, emoções e até mesmo o nosso humor, a cor adequada para uma reunião, para uma estação específica e como combinar essas cores em seus looks. Procure cores que combine com o tom de pele de cada cliente, modelo de roupas e junte essas ideias para aprimorar e ter mais uma cliente satisfeita!

 

Agora que você já sabe os 10 passos para se tornar uma consultora de imagem, está esperando o que para juntar-se a nós e ser, assim como eu, uma consultora de imagem? Para mais dúvidas sobre o curso mencionado, entre em contato conosco! A nossa didática é técnica, mas transmitida com muito amor. 

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram