5 Dicas para Não Errar na Etiqueta digital

etiqueta digital

As redes sociais, como a maior parte da internet, são um ambiente livre e aberto: todos têm acesso às informações de pessoas e instituições em geral. Nesse cenário digital, cada pessoa é responsável pela sua imagem ou a imagem de sua empresa. E para manter uma boa imagem, é necessário ter uma boa compreensão do mundo virtual e adequar-se à etiqueta digital.

etiqueta digital

As redes sociais, quando usadas adequadamente, podem ajudar a melhorar seus relacionamentos, além de manter as pessoas informadas e atualizadas sobre assuntos de seu interesse. No entanto, quando usadas de maneira errônea e/ou excessiva, pode trazer prejuízo à sua imagem ou para seus negócios.

Etiqueta digital

Não é raro vermos postagens exageradas até mesmo ofensivas. Por isso, a etiqueta digital é essencial para manter a postura adequada no mundo virtual. Mas, afinal, o que é etiqueta digital?

O conceito de etiqueta é como nos relacionamos de forma profunda e verdadeira com as pessoas, olhando não só os nossos interesses individuais, mas pensando como eu posso contribuir para o outro.

Ou seja, são regras de etiqueta que devem ser seguidas por todos que desejam manter boas relações online, ou ainda, para manter a postura adequada no mundo virtual. É saber respeitar a opinião do outro, por mais que você discorde, pense na imagem que você tem a preservar. E para preservar e qualificar sua imagem deve-se manter o respeito no mundo digital também!

É indiscutível que para haver uma boa imagem pessoal e/ou profissional você precisa ter talento e qualidade técnica. Se você tem cautela ao expor sua vida e/ou seus negócios na internet – em especial às redes sociais – quando isso está aliado ao talento, qualidade técnica, apresentação e comportamento, suas chances de crescimento e destaque são ainda maiores no mundo virtual.

Portanto, em épocas de transformações digitais, com a ascensão de diversas plataformas digitais, ter um bom comportamento seja dentro ou fora da tela do celular, por exemplo, é fundamental para mostrar seus objetivos e valores. Com isso, você pode atrair cada vez mais pessoas para suas redes e, por conseqüência, para seus negócios.

Etiqueta digital e redes sociais: o que fazer?

1. Evite assuntos polêmicos

Já ouviu falar que sobre política, religião e futebol não se discute? Pois bem, não mesmo! Entretanto, se você trabalha com algum destes itens citados, é óbvio que será impossível não discutir.

No entanto, há diversas maneiras de abordar estes assuntos sem atacar intencionalmente oposições, por exemplo. Se você estiver na dúvida se deve postar algo relacionado a estes temas, não poste. Lembre-se daquela placa de trânsito que diz: Na dúvida não ultrapasse. É melhor não correr o risco de desqualificar sua imagem, não é mesmo?

Além disso, fatos ou acontecimentos que incentivem atitudes ilícitas, maus tratos aos animais e incentivo ao uso de drogas ou substâncias ilícitas também devem ser totalmente evitados em suas redes. Transite mais pela neutralidade, coloque -se de maneira agradável, visando sempre cordialidade com seu público alvo, ou seja, postando, compartilhando e comentando sobre assuntos relacionados à sua área, seja moda, consultoria, etc.

2. Não se exponha muito

Uma boa maneira de saber se está se expondo demais é se perguntar se agiria da mesma forma na vida real, fora do mundo virtual.

3. Não fale mal de ninguém

Não fale de ninguém, principalmente se for alguma concorrente. Um fofoqueiro nunca é bem visto. A internet não é um canal para se desabafar sobre acontecimentos de sua empresa ou de sua vida pessoal.

Seu desabafo pode ser mal interpretado e comprometer tanto a sua carreira quanto a reputação. Além do mais, assim como na vida cotidiano, falar mal de outras pessoas foge das normas da etiqueta digital.

4. Aceite as críticas

Não responda a todas as críticas ou provocações. Tente coordenar o que você escreve para atrair diversos pontos de vista, sem inflamar as opiniões. Lembre-se de que temas como política, esporte ou religião mexem mais facilmente com a sensibilidade das pessoas. Então evite responder estes tipos de provocações, você tem uma imagem a preservar. Além disso, a etiqueta digital preza pelo bom senso.

5. Atente-se às fake news

Nunca opine sobre – ou compartilhe – um post cuja veracidade e fonte você não checou cuidadosamente. Em um momento tão instável com as diversas notícias que chegam até nós, evite propagar algo duvidoso ou que você não tem total conhecimento.

Como se vestir para uma videoconferência?

Quem trabalha por Home Office já está mais acostumado(a) à esse tipo de reunião. Algumas acostumadas até demais, por isso não se preocupa com a vestimenta que irá usar para entrar em contato com seu chefe ou com um cliente. No entanto, para quem trabalha tendo o contato constante com outras pessoas é necessário se preocupar com sua imagem se quiser destacar-se, principalmente no meio digital.

Para você que trabalha em Home Office, antes de se vestir deve se perguntar: eu usaria essa roupa no ambiente de trabalho presencial? Se a resposta for “não”, troque imediatamente. Pode parecer bobagem, mas a sua roupa fala muito sobre você e sinaliza a importância que esta dando para aquela reunião!

Se sua empresa permite roupas casuais, siga usando-as. Entretanto, roupas casuais não permitem decotes ousados ou regatas. Tenha bom senso!

Videoconferência formal

Se o seu ambiente de trabalho exige algo formal, aposte em uma camisa social, um blazer, e outras roupas elegantes e adequadas. Em uma videoconferência o foco é da cintura para cima, então pelo menos dê destaque positivo ao rosto, a blusa ou camisa que irá usar.

Em uma reunião, evite também acessórios que façam barulhos, pulseiras grandes, colares e brincos muito chamativos. O foco deve ser a conversa/reunião e não os itens que você está usando.

Ficar em casa e ter uma reunião por videoconferência não é como ficar o dia inteiro no escritório, por exemplo. Mas exige uma postura elegante também! Então se no trabalho presencial você está acostumada a se produzir toda, não deixe que na reunião virtual seja diferente, afinal, também é importante que você se sinta bem com sua imagem.

Se não quiser passar várias camadas para a maquiagem ficar perfeita, tudo bem, mas passe um batom ou uma máscara de cílios para realçar o seu rosto e não ficar com a aparência de “cara limpa”. Além disso, manter a rotina em casa, seja por conta do trabalho Home Office temporário ou em período de quarentena, ajuda a elevar a sua autoestima!

Tendo em vista o conceito de etiqueta digital e o que podemos fazer no mundo virtual, devemos colocar isso em prática. A nossa imagem é muito importante, então se alie aos bons modos na internet, prezando o respeito e a boa conduta. Pode ter certeza que isso será muito importante para sua imagem e para seus negócios!

 

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram