consultoria de imagem

Como adaptar o serviço de consultoria de imagem online durante a quarentena?

consultoria-imagem

Após a virada do ano novo, muitas pessoas estavam com uma lista cheia de coisas para fazer no ano que se iniciava. A procura pela consultoria de imagem também fazia parte da lista de muitas mulheres para dar um up no novo ano com expectativa de torná-lo cheio de glamour e elegância no que se referia imagem pessoal e/ou profissional.

No entanto, como nada é perfeito, de uma hora para outra todo o mundo teve que se reinventar. A quarentena (ou isolamento social) Covid-19 interrompeu diversos planos de muitas pessoas, afetando a economia, a política e principalmente o social.

Quando se trata de consultoria de imagem, o papel da sociedade e as relações sociais são de extrema importância para fundamentar a base da imagem pessoal. A pergunta para quem acabou de começar uma consultoria de imagem ou depende de sua imagem para alavancar na carreira é: como vou fazer com a minha imagem se ninguém irá me ver como antes?

Para esta pergunta não há uma resposta correta. Podemos avaliá-la de diversos pontos de vista, mas a principal e indiscutível resposta é: teremos que nos adaptar. Mas como adaptar a consultoria de imagem durante a quarentena?

Assim como tudo neste período, a adaptação da consultoria de imagem também esta sendo desafiadora. No entanto, poderá ser muito prazeroso  descobrir novos meios de se comunicar e de atender seus clientes.. Assim, a quarentena é um momento de renovação para seu aprendizado, o que resultará em uma transformação em sua imagem também.

consultoria de imagem online

Como funcionará a consultoria de imagem online durante a quarentena?

Desde as primeiras semanas da quarentena, o novo modelo de comunicação foi por meio das videoconferências. As videoconferências são as aliadas de todos os consultores de imagem durante este período, e ouso dizer que seguirá sendo.

Por conta deste distanciamento social, as consultorias devem ser apenas online. Com isso, este desafio vale tanto para o consultor tanto para seu cliente, afinal, nada pode se comparar com uma consultoria presencial. A interação com o cliente é essencial para avaliar a imagem e o comportamento dele, mas quem disse que isso não pode ser feito pelo mundo virtual também?

Além das videoconferências, outro meio muito importante para auxiliar na compreensão das preferências do cliente, são as redes sociais. Por meio das redes sociais você pode ver o look de seu cliente, o que o ele está transmitindo para as outras pessoas de acordo com o que posta, com o que fala, como se veste, etc.

Quando se trata da consultoria de imagem pelo mundo digital, a montagem dos looks não são menos importantes, mas tomam forma diferente uma vez que o cliente participará ativamente do processo, visto que o consultor não pode se deslocar até o closet do cliente, e como tem sido rica essa experiência. Noto ganhos nesse processo. 

Por conta dessa transformação digital, é necessário dar mais atenção e se destacar mais pelas redes socias, e um look coerente com seu objetivo de imagem faz toda a diferença, portanto seguir algumas regras é fundamental para construção da imagem que deseja.

A consultoria de imagem e a etiqueta digital

Ter uma boa etiqueta digital (netiqueta) é necessário para qualquer pessoa, principalmente, para figuras públicas. Entretanto, ter uma etiqueta digital adequada não é apenas para agradar o seu público, é para você ter um bom comportamento e uma boa imagem diante de outras pessoas e da relação consigo mesma. Por isso, a consultoria de imagem vai além de montagens de look e reestilização do guarda roupa adequando-o a sua necessidade pessoal e/ou profissional.

A consultoria de imagem durante a quarentena visa também à adequação para o comportamento digital. Portanto, a consultoria orientará as mais variadas discussões em um mundo repleto de transformações digitais, objetivando o bom senso, respeito e o autoconhecimento de suas reais preferências visuais. Assim, como no presencial, você pode passar uma imagem positiva de quem você é por meio do seu comportamento nas redes.

A imagem pessoal e a quarentena

consultoria de imagem online

Voltando à problematização inicial “como vou fazer com a minha imagem se ninguém irá me ver pessoalmente ?” Não é porque a vida social pediu uma pausa que é preciso parar de se cuidar, de se vestir, de se maquiar… Ou seja, a quarentena não é sinônimo de desleixo! Você não deve deixar de se cuidar e prezar pela sua imagem porque ninguém irá te ver, afinal você está se vendo, e não há nada mais importante do que isso. 

Se você trabalha como uma figura pública, provavelmente terá contato remoto com outras pessoas, principalmente em reuniões virtuais. No entanto, a necessidade de se cuidar, não é para os outros, é para você!

Em tempos tão difíceis, com uma carga emocional tão grande por conta deste distanciamento, é normal que a autoestima sofra algumas alterações. Por isso, não devemos deixar de nos olhar com cuidado e amor.

Mantenha sua rotina! Existem vários estudos que dizem que o fato de você se arrumar estimula a produtividade e o bem estar. Manter a rotina de beleza, manter a pele bem hidratada faz parte desse cuidado, mas, talvez você tenha vontade de dar umas férias para a maquiagem e deixar a cara limpa durante um tempo. E está tudo bem. 

Da mesma forma que você também pode (e deve, se preferir) acordar e fazer a melhor maquiagem para passar o dia bem com você mesmo! Claro, você não precisa ficar de salto alto dentro de casa se não quiser. Mas, se usar o salto vai te fizer bem e ajudar psicologicamente a realizar o trabalho que precisa, faça o que é necessário para se manter bem! Eu uso salto em casa e amo me ver representada. Já dizia o Fernando Pessoa:  Tudo vale a pena quando a alma não é pequena, não é mesmo? 

Caso você seja aquela pessoa cheia de reuniões pelos aplicativos de videoconferências, é importante que você mantenha a sua postura assim como em uma reunião presencial. A consultoria de imagem te orienta a ter uma imagem pessoal coerente com quem você é e com seus objetivos, por isso é importante aplicar as técnicas e dicas no seu dia a dia. O acompanhamento das redes sociais pelo consultor é importante para verificar se as recomendações no tocante a imagem estão sendo aplicadas no cotidiano, e somando positivamente para o objetivo final.

O que fazer para renovar sua imagem na quarentena?

Nesta quarentena, o que não falta é tempo não é mesmo?. Tempo este, que em uma rotina comum falta para nos organizarmos.  Estamos tão ligados no modo automático da rotina diária, que deixamos de lado a autoanálise, e passamos a conviver com várias crenças limitantes na hora do vestir antes mesmo de tentar compreender (e resolver) tais conflitos.

Por isso, aproveite este tempo para ser sincero consigo mesmo e pontuar desafios e possíveis soluções para a sua imagem. Após essa reflexão, o bate papo com um consultor de imagem sobre os pontos que você pretende modificar, ou acrescentar é fundamental para estabelecer uma imagem de sucesso e que principalmente te faça feliz!

Comentários

  • 4 de junho de 2020
    Natália Pacito

    Incrível!! Adorei as dicas❤️

    responder

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram