fbpx

Consultoria de imagem: X dicas para ser mais confiante

consultoria de imagem

Ser consultora de imagem não é nada fácil, não é mesmo? Só quem trabalha com isso sabe o quão difícil é dar consultoria de imagem com todo carinho e dedicação.

Muitas pessoas têm uma visão equivocada das consultoras de imagem, algumas pensam que é simplesmente escolher roupas para o cliente usar para trabalhar ou para ir a algum evento mais glamoroso. Ou ainda, acham que consultoria de imagem é uma ajudinha para se para ensinar mulheres a se maquiar.

Ou seja, há um pré-conceito quando se trata de consultoria de imagem, sobre nosso trabalho, seu funcionamento e objetivos. Esse pré-conceito deve-se ao fato da consultoria de imagem ser uma profissão nova no mundo, tendo em vista que seu surgimento deu-se em 1970, nos EUA, atendendo principalmente à elite americana.

Dessa forma, por ser uma área nova, você não encontra muitos textos e vídeos falando sobre como ter mais confiança em seu trabalho, em suas consultorias, em comparação a outras profissões mais comuns que encontramos diversos livros com dicas, vídeos, lives, textos, entre outros.

Por isso, muitas consultoras de imagens ficam meio perdidas para efetuar tranquilamente suas consultorias, muitas ficam receosas e preocupadas se estão consultando de maneira correta. Pois bem, vou aqui vai algumas dicas para você se desprender desse medo e ter mais confiança em suas consultorias.

É normal ficar insegura, afinal, a vida é uma grande escola e precisamos dos erros para aprender, mas com essas dicas não tem como errar!

Dicas para ser mais confiante em suas consultorias de imagem

Estude muito

consultoria de imagem

Créditos: Unsplash

Esta é a primeira lição da vida! Estudar tem que ser a sua prioridade se você quiser ter uma carreira profissional de sucesso! Sabe aquela frase “eu não tenho tempo para isso”? Pois bem, está frase não pode ser aplicada para os estudos.

Somente através dos estudos que você conseguirá obter o máximo de conhecimento sobre o assunto, fazendo com que você se destaque em relação a outras consultoras de imagem. Quem estuda mais, sabe mais, isso é um fato!

Então, pegue uma caneta, um caderno, um livro e faça anotações sobre tudo o que você achar interessante para suas consultorias de imagem, o importante é sempre pesquisar e estar por dentro de tudo na moda, comportamento e no mundo!

Faça a consultoria com amigos

consultoria de imagem

Créditos: Unsplash

Para saber se a sua consultoria de imagem é excelente, você precisa de feedbacks. Há consultoras que ficam com vergonha de pedir feedbacks para  suas clientes, mas isso é um erro! Então, se você quer ser mais confiante em suas consultorias, comece consultando amigas e pessoas mais próximas para elas avaliarem o seu serviço, dando dicas de como melhorar.

Você precisa desse conhecimento prático, colocar suas consultorias em prática com pessoas próximas, isso fará muita diferença lá na frente!

Acredite em você mesma!

Pode parecer clichê dizer frases motivacionais para você se encorajar. No entanto, é um dos melhores clichês que se pode ter.

Pense comigo: se você não se encorajar, quem irá fazer isso por você? Se você não acreditar em seu potencial e falar “eu posso, eu consigo”, quem irá fazer isso por você?

Então, se você estudou muito, colocou em prática tudo o que aprendeu, e dedicou-se para isso, tenha calma e confie em você mesma, pois você sabe o que fazer. E por esta razão, você irá dar o seu melhor, basta acreditar!

Se especialize

A especialização é muito importante quando se trata de consultoria de imagem. Querer fazer tudo ao mesmo tempo pode dar um nó na sua cabeça, além de te faltar tempo para se especializar numa área que você goste.

Quando você se especializa, por exemplo, em consultoria de imagem profissional, você aprende mais sobre essa área. Ter mais conhecimento em uma área faz com que você consiga se destacar em relação a uma consultora que sabe tanto de imagem pessoal quanto profissional, mas só sabe o básico.

Então, se especialize numa área que você gosta, numa parte que você domina, assim, pode ter certeza que seu trabalho será muito bem feito e você terá mais confiança em suas consultorias.

Peça feedback da consultoria

Anteriormente, eu disse que era um erro não pedir o feedback de suas consultorias. É um erro mesmo! Não tenha vergonha de perguntar para sua cliente se ela gostou do seu trabalho, da forma como a tratou, etc.

E, claro, é importante você sempre estar aberta à críticas e à elogios. Sempre haverá críticas, mas cabe a você saber lidar com elas, não deixando elas te abalarem e, o melhor, aprender com elas, ganhando, assim, mais confiança em seu trabalho, sem medo de errar e ser criticada.

Sempre esteja antenada

consultoria de imagem

Créditos: Unsplash

Ao falar de moda, tendências e estilo, é essencial que você esteja antenada a tudo. Pesquise mais sobre as tendências no mundo, quanto mais você se informar, melhor será para você e para suas consultorias. Busque por inovação e você irá se destacar na consultoria de imagem.

Tenha parcerias

Nada melhor do que ter parceiros que divulguem o seu nome para você ter mais credibilidade. Se há pessoas que aceitam fazer parceria com você, é porque seu trabalho é bem feito e digno. Então, não há motivo para você ser insegura em relação ao seu trabalho, procure por parceiros de qualidade e confie no sucesso!

Afasta-se de quem só critica sua consultoria

Sabe aquela pessoa que só coloca defeito? Só te coloca pra baixo, só fala mal do seu trabalho? Então, se afaste de pessoas assim. Saiba diferenciar uma crítica que você poderá transformar em aprendizado e um comentário desrespeitoso. Esse tipo de comentário tira a sua energia, além de te prender à insegurança de suas consultorias.

Peça ajuda sem medo

Não tenha vergonha de pedir ajuda às outras pessoas, pessoas da sua área, outras consultoras próximas de você. Isso não é motivo de sentir vergonha, afinal, como já mencionado, estamos vivendo e aprendendo. Dessa forma, precisamos aprender com as pessoas mais experientes no assunto, compartilhando ideias, para fazer nosso trabalho valer à pena e sempre com muita confiança e otimismo.

Dê um toque final na consultoria

consultoria de imagem

Créditos: Unsplash

Muitas consultoras ficam “engessadas” em fazer tudo certinho, seguindo um manual de consultoria de imagem, sem dar um toque final em seu trabalho. Dessa maneira, se todas as consultoras de imagem fizessem a mesma coisa, seguindo este manual, não iria ter graça, não é mesmo?

E se você quer se destacar, nada melhor do que colocar o seu toque, transmitir a sua energia para o seu trabalho, então, faça algo diferente, totalmente inovador. O diferencial sempre se destaca e, assim, você terá uma carreira de sucesso!

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim, decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar.” Esta frase de Cora Coralina deve sempre ser lembrada quando você se sentir insegura com sua consultoria de imagem. Confie em você, não desista, aplique o seu conhecimento e sempre esteja informada. Isso é essencial para garantir o seu sucesso!

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram