Consultoria de moda X Consultoria de imagem

consultoria de moda

Quando falamos de moda e imagem, muitas pessoas confundem os termos e, por consequência, confundem a consultoria de moda e a consultoria de imagem.

Para quem quer ter uma imagem de sucesso, é fundamental contratar uma consultora de imagem para te aconselhar em relação à postura, à vestimenta, comportamento e outros tópicos para te posicinar uma mulher de sucesso com muita elegância.

No entanto, para quem vai a um evento e está inseguro em relação à roupa escolhida ou não tem ideia do que vestir, o recomendado é você procurar uma consultora de moda. A consultoria de moda irá te conciliar em termos de moda, cores, tamanhos, silhuetas e afins.

Dessa maneira, ambas as consultorias são importantes para nossa imagem, para o nosso sucesso e até mesmo para a nossa autoestima. No entanto, você sabe onde elas surgiram?

Quando surgiram as consultorias?

As consultorias de imagem e moda surgiram em um período de efervescência no mundo contemporâneo. Com tantas transformações tecnológicas, artísticas, políticas e no mundo da moda, as consultorias ascenderam e atualmente são reconhecidas por todo o mundo.

A partir da década de 70 a consultoria de moda e de imagem deram os seus primeiros passos, sendo inicialmente exclusividade de pessoas poder aquisitivo alto, como políticos, atrizes e atores, chefes de multinacionais e outras pessoas que tinham uma imagem a zelar por conta de sua importância, seja numa empresa, num programa de TV ou até mesmo no governo.

Assim, pensando na mensagem que você quer transmitir com a sua imagem, as consultorias irão te aconselhar em como se destacar na multidão. Num mundo apressado, competitivo e fugaz como o que vivemos, a imagem que projetamos exerce um papel de destaque. Por isso, as consultorias têm papel fundamental em nossa sociedade.

Consultoria de imagem

A imagem pessoal tem hoje importância decisiva, seja nas relações pessoais, afetivas e, principalmente, nas profissionais. Afinal, nossa vestimenta é uma eficiente forma de comunicação. É por meio dela que transmitimos informações sobre quem nós somos, qual o nosso perfil, o que fazemos, do que gostamos, dentre outras coisas.

A consultoria de imagem tem uma ampla visão para te orientar e alcançar o sucesso. Diferente da consultoria de moda que se preocupa mais com tendências, a consultoria de imagem baseia-se nos objetivos da pessoa, abrangendo desde o estilo até a postura.

Afinal, preservar uma imagem de qualidade não é somente usar roupas sofisticadas. Manter uma imagem de destaque é ter postura, saber conversar, ter um bom comportamento e etiqueta.

Imagem pessoal X profissional

Não podemos desvinculá-las! A imagem pessoal é um componente da profissional, pois se você mantém uma boa imagem pessoal, isso refletirá em seu trabalho. Portanto, para conseguir ter uma imagem coerente  em seu ambiente de trabalho é necessário ter uma imagem pessoal adequada.

Na consultoria de imagem, uma análise é feita do cliente. Esta análise inclui:

Aparência

A aparência é um fator importante e é por onde geralmente começamos quando olhamos para a imagem geral. A aparência abrange diversos pontos, tais como, a roupa, o corte de cabelo, a maquiagem, as joias, os sapatos, entre outros detalhes. Por isso, cuidar da aparência é fundamental para você se ter uma boa imagem, seja ela pessoal ou profissional.

Comportamento

O comportamento é a parte da análise que mais se distancia da consultoria de moda, tendo em vista que o comportamento tem relação com a postura da pessoa e como ela se apresenta verbalmente, não somente por suas vestimentas. Portanto, é o comportamento que expõe a  imagem interna, a imagem além das roupas.

Comunicação

A comunicação é fundamental em qualquer ocasião, mas as consultoras sabem que não é fácil como parece. Portanto, você deve encontrar maneiras de melhorar as habilidades de comunicação que já possui e também desenvolver outras novas maneiras de contribuir e se diferenciar do grupo.

Etiqueta digital

Uma postagem, um comentário, um compartilhamento ou uma foto podem prejudicar uma reputação rapidamente. Por isso, para ter uma excelente imagem pessoal é necessário atentar-se as publicações nas redes sociais, muito do que você posta e/ou compartilha diz muito sobre quem você é.

Além do mais, temas polêmicos, como religião e política jamais devem ser discutidos, pois isso poderá afetar significativamente sua imagem, a não ser que você seja dessas áreas.

Consultoria de moda

consultoria de moda

Créditos: Unsplash

A consultoria de moda consiste em uma consultoria que visa às suas necessidades de moda e ajudará você a ficar com a melhor aparência para o passeio, de acordo com seu gosto, as tendências e suas cores.

A consultoria de moda buscar dar muita atenção às tendências que mudam com rapidez. É um profissional totalmente ligado nos lançamentos (os famosos trends) e no que está nas passarelas.

Dessa maneira, é por isso as referências diárias dos profissionais de consultoria de moda são revistas de moda e arte, bem como blogs especializados. Ou seja, livros podem estar desatualizados no momento em que saíram da gráfica, além disso, as tendências estão em constante mudança.

Diferença entre consultoria de moda e imagem

A consultoria de moda tende a se concentrar mais nas roupas do que no indivíduo. A consultoria de moda explora o talento criativo e senso artístico de estilo de suas clientes. As consultoras de moda estão constantemente atualizadas sobre as tendências da moda ou podem até mesmo identificar as tendências da moda. Além disso, as consultoras de moda, geralmente são as criadoras de tendências.

Já a consultoria de imagem trabalha mais em um nível pessoal. Esta consultoria ajuda as pessoas a se entenderem melhor e faz recomendações que as trazem à tona na vida real. A consultora de imagem foca na pessoa e não tanto nas roupas, isto porque estão ajudando a valorizar a imagem como um todo.

Portanto, as roupas, acessórios que a consultora recomenda harmonizam com a pessoa que estão vestindo. As roupas são ferramentas para ajudar o indivíduo a refletir verdadeiramente sua personalidade, é neste ponto em que uma consultora de imagem trabalha. Importante destacar que a consultora de imagem também possui infomações sobre tendência e moda, mas não como foco principal do seu trabalho, apenas um recurso para externar através da moda os objetivos de suas clientes.

Com isso, uma das principais diferenças é que as consultoras de imagem são capazes de explicar porque escolhem o que escolhem, com base nas necessidades e objetivos do cliente.

Tendo em vista as diferenças, em qual consultoria você atua? Ou, qual consultoria gostaria de atuar? Lembre-se que o importante é sempre manter a sua cliente com a autoestima lá em cima e sempre se dedicando a ela, com muita atenção e carinho pelo trabalho.

Comentários

  • 28 de outubro de 2020
    Raine Raith Ramos Souza

    Muito bom mAterial

    responder
  • 28 de outubro de 2020
    Raine Raith Ramos Souza

    Quero saber os precos

    responder

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram