Cores complementares na roupa

cores complementares

As cores complementares, para muitas mulheres, podem ser grande preocupação, com muitas dúvidas sobre como combiná-las. Por isso, quando decidem procurar uma ajuda especializada sobre consultoria de imagem, uma das primeiras perguntas é: como combinar as cores das roupas?

O nosso look envolve muito mais do que somente as cores, envolve principalmente o modelo de cada peça. No entanto, as cores são fundamentais! Desse modo, as cores expressam até mesmo o que estamos sentindo e como está o nosso humor. Parece loucura, mas cor é vida e vou te mostrar isso.

Pois bem, quando se trata de combinar cores, há uma grande paleta de cores em nossa mente, não é mesmo? Logo pensamos no amarelo, no roxo, no verde, no rosa, no vermelho e até nas cores neutras e básicas como o preto e o branco.

Mas as cores não ficam somente por aí! Há muuuuito mais cores que você pode imaginar! No entanto, hoje você conhecerá mais sobre as cores complementares. Maaas, é claro que antes de conhecer as cores complementares é necessário que você saiba outros tipos de combinação para saber diferenciá-los e não errar mais!

cores complementares

Créditos: Unsplash

Cores e o círculo cromático

Primeiramente, você sempre deve ter em mente o círculo cromático (ou roda de cores), é recomendado até mesmo colocar uma imagem do círculo em seu guarda roupa, assim facilita na hora que você for montar o seu look. Portanto, fica a dica para não errar na combinação das cores.

Você pode ter ignorado isso nas aulas de ciências do ensino médio, mas no mundo da moda, a roda de cores é uma grande aliada. Portanto, se você entender como a roda de cores funciona, ela lhe dará uma perspectiva inteiramente nova sobre a combinação de cores e garantirá que você tenha as ferramentas disponíveis para criar um conjunto perfeitamente equilibrado e de aparência elegante.

O círculo cromático tem três padrões predominantes: cores primárias, cores secundárias e cores terciárias. São elas:

Primárias:

  • Amarelo
  • Azul
  • Vermelho

Secundárias:

  • Verde (amarelo + azul)
  • Violeta (azul + vermelho)
  • Laranja (vermelho + amarelo)

Terciárias:

  • Vermelho-arroxeado (vermelho + roxo)
  • Vermelho-alaranjado (vermelho + laranja)
  • Amarelo-alaranjado (amarelo + laranja)
  • Amarelo-esverdeado (amarelo + verde)
  • Azul-esverdeado (azul + verde)
  • Azul-arroxeado (azul+ roxo)

Além disso, outra forma de classificar as cores é por temperatura. As cores quentes variam do vermelho ao amarelo. Já as cores frias variam entre o verde e o violeta.

As cores quentes parecem mais ativas e tendem a despertar ou estimular o observador. Já as cores frias tendem a afastar o observador e servem para acalmar e relaxar.

Não é difícil, não é mesmo? Agora que você já sabe sobre o círculo cromático, então, basta saber sobre as diversas combinações:

Combinação de cores monocromática

cores complementares

Créditos: Unsplash

A combinação de cores monocromáticas é feita por peças de roupas de apenas uma cor, podendo variar cores mais claras ou escuras, como por exemplo, uma calça azul marinho e uma blusa azul claro. Assim, o destaque de seu look deve concentrar-se para os acessórios, como relógios, pulseiras e colares.

Combinação de cores análogas

Análogo significa “de teor semelhante”, “parecido”. Logo, essa combinação é feita com as cores que estão umas ao lado das outras no círculo das cores, ou seja, cores parecidas. Exemplos: vermelho e rosa, azul e verde.

Combinação de cores neutras

cores complementares

Créditos: Unsplash

A combinação de cores neutras é feita por cores que não estão presentes no círculo cromático, como o branco, o preto, o cinza, e seu derivados. As combinações feitas com essas cores são básicas e atemporais. Por isso, elas são as mais apropriadas para os ambientes formais.

OBS: Branco é considerado presença de luz e Preto ausência. A mistura deles cria o Cinza.

Combinação de cores tríades

Muitas pessoas confundem as cores complementares com as cores tríades, elas podem ser parecidas, mas vale à pena saber a diferença entre elas para não confundir! Essa combinação é feita quando se juntam tons igualmente distantes no círculo de cores, como o laranja, o roxo e o verde. Se você reparar no círculo de cores, você perceberá que a distância entre estas cores formam um triângulo, por isso se chamam cores tríades.

OBS: Esse triângulo é composto obrigatoriamente por uma cor quente e duas frias ou duas frias e uma quente.

Cores complementares

View this post on Instagram

E ai, quer transmitir mais #dinamismo e #comunicação na imagem apenas com a harmonia cromática? . Aposte numa harmonia complementar ao invés de monocromática por exemplo. . 📌Note que o modelo das peças pode ser o mesmo, mas a #comunicaçãonãoverbal é outra. . 💜Fica ai mais uma dica da #MáVirtual para facilitar seu dia a dia. Bjs #mávirtual #dicasdamá #comunicacaonaoverbal #comunicacaopelascores #harmoniascromaticas #corévida #colorimetria #coresesensacoes #imagemeestilo #imagemecomportamento #autoconhecimento #coreseessencia #autoimagem #imagemprofissional #imagemcorporativa #consultoriadeimagem #coachingimagem #morfopsicologia #marcelafabricio

A post shared by CONSULTORA E COACH DE IMAGEM (@marcelafabricioimagem) on

Por fim, as cores complementares compõem looks modernos e elegantes. Sabe aquele ditado “os opostos se atraem”, pois bem, aqui te provaremos isso. No entanto, há pessoas que irão falar que é brega combinar cores que não tem nada a ver com a outra. Primeiramente, vale ressaltar que não existe um look brega, há diferentes tipos de perspectivas, opiniões e objetivos de imagem.

Além disso, as cores complementares, por serem cores opostas no círculo cromático, podem parecer totalmente incoerentes, mas não são! Quando essas cores complementares estão juntas, elas criam uma harmonia moderna, de atrair olhares para você!

Como já mencionado, as cores complementares são cores em lados opostos da roda de cores, por exemplo, vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e laranja, entre outros. Normalmente, as cores estão à mesma distância do centro da roda de cores (ou seja, tons), mas você pode brincar com cores complementares a várias distâncias do centro para produzir uma combinação satisfatória semelhante. Por isso, as cores complementares sempre combinam, assim, você pode brincar com as combinações.

Um truque que os designers profissionais usam é escolher duas cores complementares e, em seguida, selecionar uma que seja um pouco mais escura. Por exemplo, em vez de vermelho e verde, opte por vermelho e verde oliva para variedade, mantendo uma combinação harmoniosa de cores.

As combinações com cores complementares transmitem uma mensagem de informalidade e criatividade, expressando também jovialidade. Ou seja, essa combinação de cores é uma combinação moderna e deve ser feita com cautela. Com o tempo, após você se acostumar a montar look com cores complementares, você verá que tudo ficará mais fácil e simples.

Então, se você quer chamar atenção com toda a sua elegância e glamour, invista em peças de roupas com cores complementares. Essa combinação é perfeita para mulheres criativas que adoram looks diversificados. Para finalizar a composição, complete com calçados e acessórios neutros, assim, você estará pronta para arrasar por onde passar!

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram