fbpx

Detox no guarda roupa

Como identificar o estilo de sua cliente

Detox no guarda roupa? Isso mesmo! Sabe o detox que muitas pessoas fazem para emagrecer? Essa mesma prática pode ser aplicada no nosso armário.

O detox no guarda roupa consiste em reduzir uma boa parte dele. A redução do seu guarda roupa também inclui sapatos e acessórios. Muitas vezes acumulamos tantas coisas em nosso armário que nem nos lembramos das roupas que temos.

Sabe aquela roupa que você olha e pensa “vou levar para quando eu emagrecer” ou ainda “vou levar para usar em tal ocasião”, e assim, você não começa uma dieta para emagrecer e essa tal ocasião nunca acontece. Pois bem, o detox no guarda roupa surgiu com o intuito de você se desfazer e desapegar de todas essas peças de roupas e ideias e renovar o seu estilo também.

Com o novo normal, uma nova experiência de vida, uma nova filosofia de vida está sendo vivida. Com isso, muitos pensamentos de solidariedade surgiram, não só pensamentos como ações, tal como as doações, principalmente de roupas. Então, que tal juntar o útil ao agradável?

Dessa forma, o detox no guarda roupa poderá ser o sorriso de alguém. Além de fazer o bem para você mesmo, em relação à organização, você estará ajudando alguém. Embora você desapegue de algumas roupas antigas, ao “limpar” o seu guarda roupa, você poderá encontrar roupas com a etiqueta ainda, e assim, aproveitar para vender ou doar também.

Que tal parar de adiar essa limpeza e fazer o seu detox no guarda roupa agora mesmo !? Confira passo a passo!

Detox no guarda roupa na prática

Como já mencionado, desapegar é a palavra de ordem para fazer o detox no guarda roupa. Mas o que eu devo desapegar?

Peças que não se encaixam no seu corpo hoje

Pare de pensar no futuro, a vida é muito curta para nós nos preocuparmos com o nosso corpo em 2,3 ou até mesmo 10 anos. Além disso, a moda está em constante mudança, então não vale à pena guardar roupa para usar futuramente.

Muitas mulheres gostam de guardar roupa para usar na estação do ano que vem. Nesse caso, dê preferência para as peças versáteis, que são peças que você pode combinar com outras sem perder a elegância, como calça jeans, camisetas básicas, etc.

Portanto, oculte todos os itens que não se encaixam. Muito pequeno? Muito grande? De qualquer maneira, tire isso. Aceite a pessoa que você é e o corpo que você tem hoje e se vista para o agora.

Peças que alguém te deu que você nunca veste

Sabe aquele presente que você ganha e ainda tem que fingir que gostou, mesmo que não faça o seu estilo?

Você deve aceitar este presente com a intenção que lhe foi dada e seguir em frente. Se é algo que você nunca usaria, passe adiante.

Peças que não se encaixam no seu estilo de vida

Se você tem uma imagem – profissional ou pessoal – a preservar, este item é muito importante. Quando você pede ajuda de uma consultora de imagem, ela irá te ajudar a reconhecer todas as peças que não condizem com a sua imagem atual e projetada. Então, que tal se desfazer de todas as peças que não lhe representa!?

Peças que fazem você se sentir triste ou mal

Se houver itens em seu armário que faz você se sentir mal, seja porque te lembra um momento triste, ou uma peça que você ganhou de um antigo relacionamento, ou que te deixe com uma baixa autoestima, desapega! Desista desses itens e você também desistirá das emoções negativas que elas causam.

Organize as peças por grupos

Detox no guarda roupa

Créditos: Unsplash

Coloque ordem em seu armário! Organize seu guarda roupa por grupos.

Após você retirar todas as roupas de seu guarda roupa (todas as peças, incluindo acessórios e sapatos) e analisar para doar as peças que não te servem mais, é hora de organizar.

Separe todas as suas roupas similares. Camisas com camisas, calças com calças, camisetas com camisetas, vestidos com vestidos e assim com todas as outras peças. Essa organização é muito importante, afinal, nossa organização reflete quem nós somos. Então, mantenha-se organizada, isso facilitará muito para você escolher uma roupa para sair ou para trabalhar.

Dessa forma, com tudo organizado, você também deve fazer pilhas para melhor visualização:

  • Pilha 1:  Peças que você ama

Aqui inclui peças que você usa com mais frequência, suas peças preferidas, as que encaixam bem em seu corpo.

  • Pilha 2:  Peças duvidosas

Aqui inclui peças que você quer manter, mas não sabe por quê. Isso também pode incluir itens fora de temporada, roupas de estação, etc.

  • Pilha 3:  Doações

Esses itens não se encaixam no seu corpo ou na sua vida. Lembre-se do primeiro passo.

  • Pilha 4:  Eliminar

Esses itens estão em mau estado. Aqui inclui peças, acessórios e sapatos que você não usaria por estar em um estado precário, logo, você também não poderia doar.

Obs: Uma dica importante é colocar no maleiro peças de estações diferentes ou que você tenha apego emocional, pois assim facilita a visualização na hora de compor seus looks e explorar positivamente todas as funcionalidade de seu novo guarda roupa (repaginado).

Separe por cores o seu guarda roupa

Detox no guarda roupa

Créditos: Unsplash

Você também pode separar suas roupas por cores, pode ser a mesma cor com tons diferentes, por exemplo, começar com uma peça azul marinho e por último uma peça azul claro.

Organizar suas roupas por cores te ajuda a identificar com facilidade a variedade de opções que você tem no guarda roupa, além de possibilitar novos caminhos para a criatividade e combinações monocromáticas.

Pendure as suas peças chaves

Detox no guarda roupa

Créditos: Unsplash

Embora há pessoas que preferem separar as peças de roupas por cores, há também quem prefere separar por estilo, tudo bem, o importante é fazer o detox no guarda roupa!

Assim, a organização por estilo consiste em separar uma seção de roupas de trabalho, uma seção casual e uma seção de roupas ocasionais. Isso facilitará sua vida quando você estiver se vestindo para o trabalho e você só tem uma seção específica para escolher.

Essas roupas são consideradas peças coringas, aquelas peças que salvam qualquer look. Por isso, deixe-as em destaque em seu guarda roupa.

Todos esses passos são grande aliados para você que quer organizar seu guarda roupa, fazer uma limpa e renovar. O detox no guarda roupa é só o começo, retire, analise, separe, guarde e doe.  Aproveite o novo normal para se reinventar!

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram