fbpx

Entrevista de emprego: o que vestir?

entrevista de emprego

Para uma entrevista de emprego, sempre colocamos em mente nos organizarmos profissionalmente para conseguir a vaga tão almejada. No entanto, além do currículo, a nossa imagem é de suma importância para uma entrevista de emprego.

Em um post anterior comentei da importância da primeira impressão e o impacto que ela causa diante das pessoas. Por isso, em uma entrevista de emprego sua imagem e seu comportamento são fundamentais.

A maneira com que nos apresentamos a um recrutador é essencial para que sejamos considerados para as fases  seguintes do processo seletivo. Claramente que o currículo possui peso na pré-seleção de candidatos, mas existem certos pontos que devem ser levados em consideração quando estamos diante do entrevistador. E uma das questões mais relevantes diz respeito à vestimenta usada no momento da entrevista.

entrevista de emprego

Como se apresentar em uma entrevista de emprego?

O primeiro item para uma entrevista de emprego é saber se localizar diante do cargo concorrido. Ou seja, é essencial que você se vista de acordo com o cargo que concorrerá.

Por exemplo, se você for concorrer a uma vaga em uma empresa corporativa, a sua roupa deverá harmonizar com a vaga que você está concorrendo. Desta forma, se você for concorrer a uma vaga para diretor, sua roupa será diferente de alguém que estará concorrendo a uma vaga de auxiliar administrativo.

Uma dica muito importante: procure conhecer os funcionários para levantar informações sobre o ambiente e as vestimentas adequadas para aquela empresa.

Com essas informações em mente, você já consegue estabelecer o grau de formalidade a ser transmitido pelas roupas que escolher usar nesse dia tão importante.

 

O que é recomendado:

  • Roupas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto)
  • Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social)
  • Sapatos de cor escura
  • Sapatos com salto médio
  • Maquiagem leve

O que pode causar má impressão:

  • Cores fortes
  • Estampas marcantes
  • Decotes ou transparências
  • Bijuterias, jóias e acessórios em excesso
  • Roupas muito curtas
  • Sapatos muito altos
  • Maquiagem forte

Como se vestir?

Escolha uma roupa que lhe dê segurança na hora de se apresentar, que combine com a sua personalidade. Sua imagem conta muito sobre quem você é e como se relaciona com o mundo. As roupas são ferramentas de comunicação.

Portanto, é recomendado você utilizar um look de acordo com a vaga concorrida e com o local de trabalho. Veja os looks para cada ambiente:

Look formal

Terno, calça social ou tailleur, sapatos e acessórios básicos.

Ideal para entrevista em empresas de grande porte, de grandes corporações, bancos e cargos administrativos.

Look casual

Calça jeans escura sem muitos detalhes, camisa social, sapatos e acessórios básicos.

Esse look é o “coringa” dos looks profissionais por não ser tão formal e nem tão informal, caindo bem para a maioria dos tipos de empresa e cargos.

Look informal

Calça jeans, camisas ou vestidos na altura do joelho, sapatos ou sapatilhas e acessórios.

Caso a empresa em questão seja bem informal e despojada, você pode optar por esse look menos exigente e requintado para comparecer à entrevista.

Salto alto ou baixo?

Mais uma vez, isso dependerá do ambiente de trabalho que você estará concorrente vaga. Caso seja em um ambiente formal, os saltos são muito bem vindos. Você também pode usar em um looks casual, mas nesse caso, dê preferência aos saltos grossos de médios a baixos.

Já para um look informal, você pode dispensar os saltos. Mas, se você quiser usá-los, dê preferências aos saltos grossos e baixos.

Embora os saltos sejam uma peça do seu look de muito glamour, nada valerá se você não souber andar com eles. Se você não estiver acostumada, melhor evitar. Ter postura e bom senso também contam em uma entrevista de emprego, e o importante é ser você mesma. Além do mais, não seria nada agradável cair na frente de todos por não saber andar com os saltos, não é mesmo?

Cabelos

Os cabelos, por sua vez, devem estar limpos e arrumados. Opte por penteados discretos, como o coque baixo, rabo de cavalo baixo ou meio preso com uma presilha discreta ou grampo. Assim você deixa o seu look um pouco mais formal e evita que fios de cabelo caiam pelo ambiente.

Higiene

A higiene é um dos pontos principais para uma entrevista de emprego e para a vida! Estar com um bom hálito, com a depilação em dia (principalmente das sobrancelhas, já que o seu rosto também é destaque em uma entrevista de emprego) e verificar para que não haja aquelas constrangedoras “pizzas” embaixo do braço, fazem parte da higiene também!

Muitas mulheres costumam usar perfumes muito fortes e muito doces. Em uma entrevista de emprego, procure usar uma fragrância mais suave. Lembre-se: chame atenção por sua vestimenta e pelo seu currículo, não pelos excessos.

Piercings e Tatuagens

Para saber se você deve ou não expor suas tatuagens e seus piercings durante a entrevista de emprego, basta acrescentar esse questionamento à sua pesquisa sobre a empresa. Quanto mais informal é o ambiente de trabalho, menor é a tendência de que haja incômodo relacionado a esses detalhes.

Contudo, ao ter conhecimento do ambiente de trabalho, se não se sentir confortável para tal exposição, remova os piercings que ficam no campo de visão do entrevistador e cubra as tatuagens que podem ser disfarçadas com o uso de peças de roupa estratégicas.

Maquiagem para entrevista de emprego

entrevista de emprego

Independente do tipo de empresa e cargo pretendido, o ideal é investir em uma maquiagem neutra. No entanto, ir de rosto lavado também não é recomendável, é interessante pelo menos um batom para não demonstrar desleixo com a aparência.

Para uma entrevista de emprego, você deve optar por produtos opacos, pois maquiagem com brilhos e cintilantes é mais indicada para ocasiões noturnas e festas. Já nos lábios, batom vermelho ou pink e cores fortes devem ser evitados, em vez disso, você pode usar uma cor neutra, como um nude.

O segredo da maquiagem para uma entrevista de emprego é não ficar evidente que você está usando maquiagem, pois seu objetivo é apenas deixar o rosto “saudável” e corado.

Para uma entrevista de emprego, a sua imagem e seu currículo são essenciais. Além disso, o seu comportamento também deve ser adequado. Lembre-se da etiqueta e bons modos. Com isso, você pode garantir a vaga desejada, além de apresentar destaque com sua imagem!

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram