fbpx

Gestão de imagem: Aprenda a cuidar da sua imagem

gestão de imagem

A gestão da imagem não é um assunto novo. Muito pelo contrário, é tema tão antigo quanto o ditado “a primeira impressão é a que fica”, que reflete exatamente os dias de hoje, em que todo mundo vive conectado, sem tempo de conhecer profundamente o outro. E, aí, as suas expectativas em relação ao próximo acabam se tornando, inconscientemente, a imagem dele.

O fato é que os cuidados com a imagem são um conjunto de atitudes e complementos que tornam a nossa convivência em comum muito mais leve e tranquila – quando usados da maneira correta e adequada, claro.

O julgamento da imagem é inerente ao ser humano, inclusive sobre nós mesmos. O que nos diferencia é a maneira como fazemos isso e, principalmente, como nós interpretamos essas mensagens. 

O que é a imagem

Segundo Arlindo Grund,  a  imagem que reflete o espelho não pode se sobrepor à imagem de nossas atitudes, de nossos gestos generosos, de nosso interesse em colaborar para um mundo melhor. A imagem que reflete o espelho não pode ser maior do que nossa história de vida, do que cada dia vivido, do que nossa conduta ética, nossa cultura, nossa bagagem acadêmica.

Temos a idéia de que imagem significa se vestir e seguir as convenções sociais estabelecidas em cada ocasião, porém o conceito de imagem é mais abrangente, principalmente quando analisamos como as pessoas se apresentam no dia a dia. 

O que costumamos ver sobre imagem é muitas vezes um conflito entre o que alguém quer transmitir e o que demonstra de verdade. Muita gente sai de casa bem vestido, elegante, com a roupa e acessórios da moda, pratica ioga e meditação, dizendo-se espiritualizado, mas não cumprimenta o porteiro, o pessoal da limpeza e não sabe se comunicar nem com seu gestor, muito menos com sua equipe. Suas atitudes não correspondem à sua essência.

No mundo da imagem, quando você tem estrutura e essência, quando você é fiel a seu discurso e a quem você realmente é, não sobra espaço para julgamentos e vitimizações. 

Afinal, é importante refletir: Quem sou eu de verdade? O que quero fazer neste mundo? Que imagem desejo deixar? 

A Gestão de Imagem e a Carreira

Carreira é a nossa trajetória profissional, nosso aprendizado, conquistas, experiências. Devemos, de fato considerar tudo que realizamos: contratos temporários, freelancer, consultoria, formação e treinamento, estudos complementares e autodidatas, viagens e /ou experiências no exterior, trabalho voluntário, atuação política e, inclusive interesses culturais e hobbies.

Nossa bagagem profissional costuma ser muito maior do que consideramos. Há detalhes que fazem a diferença, como aquele curso de oito horas que abriu nossa mente para a necessidade de exercer a liderança, ou um livro que equilibrou nossa autoestima. Consideremos tudo.

gestão de imagem

Já o Plano de Carreira é o passo, a caminhada que devemos trilhar para atingirmos um objetivo profissional que propomos a nós mesmos.

Ele precisa ser especifico, mensurável, alcançável, relevante e deve-se considerar o tempo necessário para a realização das etapas (curto, médio e longo prazo). Do contrário, fica inconsistente, complexo e inatingível, ou seja, desestimulador.   

O plano de carreira precisa de elementos que o sustentem: autoconhecimento, objetivos, motivação, necessidades, planejamento e marketing pessoal.

O ponto de partida para um plano de carreira de sucesso é, indiscutivelmente, o objetivo, o propósito, a meta. A partir daí , conseguimos construir uma estratégia adequada, viável e inteligente para realizá-lo.

Quando nos falta objetivo, nos sentimos sem rumo, temos a sensação de falta de controle, de insegurança quanto ao futuro, com tendência a deixar as coisas acontecerem e com a sensação de que o tempo escapou de nossas mãos.

Traçar um objetivo nos traz clareza quanto às prioridades, senso de direção, perspectiva de futuro e um verdadeiro aproveitamento de nossas experiências.

É preciso encararmos a gestão de imagem e carreira como um projeto sempre novo e estimulante. Para isso, temos de dedicar tempo (e muito!) para planejá-la. Precisamos estar atentos às oportunidades que o mercado de trabalho nos oferece, sempre mantendo o olhar para o futuro, porém, sem nos esquecermos das vivências do passado.

Carreira tem de ser gerenciada – e por nós! Ninguém mais tem esse poder, essa missão. Por isso vale a pena dedicar tempo e esforços para desenhar o plano de carreira.

E agora lhe pergunto, sua imagem está coerente com a carreira que você tem almejado? 

Comentários

  • 19 de junho de 2020
    Carla

    Perfeito!!!! A imagem vem de dentro para fora, sendo um conjunto de educação, formação, amadurecimento, conhecimento de si e nossa vestimenta. Não temos como sustentar uma máscara e a cada dia percebo que o nosso auto conhecimento é primordial para o meu viver.
    Gratidão por me fazer enxergar este meu novo caminhar, que estou a cada dia mais apaixonada.

    responder
  • 19 de junho de 2020
    Silvana

    Que texto fantástico, a verdadeira imagem é aquela que reflete a essência de quem somos na estrutura visual externa né? Se uma não refletir a outra é sinal que não há
    a VERDADEIRA IMAGEM!!

    Marcela “cê” sabe que sou sua fã né…não largo nunca mais!!! Adotei a #didaticadoAMOR e o #seVERparaVESTIR como meu movimento também 😍😍😍

    responder
  • 21 de junho de 2020
    Elisa

    Ainda tenho coisas a aprimorar. Continuo em construção e voce tem contribuido muito através da Formação no curso e de seus posts.

    Muito obrigada

    responder

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram