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Imagem Profissional de Sucesso

No meio profissional, a aparência torna-se um verdadeiro instrumento de comunicação. A imagem profissional transmite valores, aspirações para a carreira, mensagens. Cuidar do visual hoje em dia é uma competência profissional.

O visual verdadeiramente conta?

SIM! 

A aparência forma a percepção dos outros quanto a:

  • Sucesso financeiro
  • Autoridade
  • Confiança
  • Inteligência
  • Compatibilidade com a função

É preciso compreender bem as sutilezas da abordagem de Imagem Profissional  em relação à abordagem tradicional de consultoria de imagem:

  • Conciliação com o interior da pessoa X Conciliação com o meio profissional
  • Dimensão estratégica da consultoria em Imagem Profissional

I- CUIDAR DA IMAGEM

 

1) ESCOLHA DE CORES

 

  1. a) As funções das cores:

  • Valorizar
  • Veicular a mensagem / influenciar os demais

 

  1. b) Na consultoria em imagem profissional em ambientes formais, evita-se utilizar mais de três cores em um traje: as neutras + tons pastel + as cores de destaque.

imagem profissional tecido

 

  1. c) Mitos a serem desfeitos:

 

PRETO
  • O preto fica bem em todo mundo
  • O preto emagrece
  • O preto dá um ar profissional

 

AZUL
  • « … um dos grandes acontecimentos no que se refere a roupas no século XX é a transformação do preto em azul-marinho » – Michel Pastoureau, Azul – História de uma cor.
  • A verdadeira cor universal
  • Traje / tailleur preto X azul-marinho
  1. d) Privilegia-se o primeiro traje/tailleur em azul-marinho; o segundo, em cinza escuro; e o terceiro, se precisar, em preto.

  2. e) Na escolha das cores para um traje, leva-se em conta o simbolismo das cores em um meio profissional, por exemplo:

  • Preto > autoridade, poder, individualismo
  • Branco > frescor, virtude, falta de experiência
  • Vermelho > atividade, força, agressividade
  • Marrom > vontade, trabalho; cor tranquilizadora, deixa à vontade
  • Cinza > equilíbrio, imparcialidade
  • Rosa > timidez, doçura, romantismo, falta de autoconfiança
  • Verde > esperança, despertar, confiança, ciúme, dinheiro
  1. f) Entre os homens, a cor da gravata geralmente transmite uma mensagem.
    g) Ao contrário do que se acredita, a camisa branca não fica bem com todas as cores de gravata (por exemplo, tons pastel).

 

2) Escolha dos cortes

 

  1. a) Opte pelos cortes que valorizam a silhueta do cliente

 

  1. b) Regra de ouro: o olhar acompanha as linhas. O efeito é emagrecedor onde as linhas convergem.

 

  1. c) É muito importante privilegiar os tecidos nobres, como lã, cachemira, tweed e seda, e evitar tudo que confere uma aparência “barata” : linho amarrotado, veludo fino e brilhante, tecido que formam bolinhas…

 

  1. d) Homem que almejam aprensentar de maneira clássica

 

3 – 7 regras para começar:

  • Compreender a forma da silhueta (por exemplo, se o cliente é robusto, dá-se preferência a uma cor única, calça na cintura, gravatas mais largas…).
  • Sempre comprar peças do tamanho certo
  • Escolher uma camisa branca para começar
  • Escolher um traje azul-marinho para começar
  • Investir em um belo par de sapatos
  • Aprender a utilizar os acessórios (relógio, abotoaduras, lenço, pasta…)
  • Saber portar um traje

 

4-         Pontos técnicos a serem respeitados

 

  • Paletó deve “dividir” em dois o comprimento total da silhueta a partir do pescoço até a barra da calça.
  • A largura da lapela do paletó deve corresponder à silhueta (e não à moda atual)
  • Paletó sempre fica aberto no último botão
  • A calça deve cair ligeiramente sobre o sapato
  • Camisa: a costura do ombro deve ficar bem no osso do ombro, não abaixo
  • Tipo de colarinho deve corresponder ao formato do rosto e largura do pescoço
  • De 1 a 3 cm do punho da manga da camisa devem aparecer sob a manga do paletó
  • A ponta da gravata deve chegar ao meio da fivela do cinto

 

5- Os acessórios

 

  • Relógio
  • A pulseira do relógio deve ser estreita (menos de 10mm)
  • diâmetro deve ser de acordo com o tamanho do punho
  • Punho estreito < 40 mm
  • Punho largo > 40 mm
  • A cor: sóbria. Opte por um fundo claro – branco, off white, cinza
  • A pulseira: couro, metal, tecido ou látex? O couro sempre é mais elegante.

 

 

6-Abotoaduras

Como combinar as abotoaduras?

Em relação aos demais acessórios (relógio, fivela do cinto)

 

Em relação às cores do traje

–           Tom sobre tom

–           Cores análogas

–           Cores complementares

 

 

7-Óculos

 

  • Privilegiar um formato de óculos contrastante com o contorno do rosto.
  • Os óculos não devem encostar nos cílios; o ideal é que acompanhem a forma das sobrancelhas. Os óculos devem cobrir entre 1/3 e 2/3 das sobrancelhas, e de modo algum cobri-las inteiramente!
  • A escolha da cor da armação é determinada pela cor da pele e dos olhos.
  • Para um efeito rejuvenescedor: escolhe-se uma cor viva / tendência que atenua os traços.

 

8-Sapatos 

 

Evitar:

–           Solas muito grossas

–           Solados claros e contrastantes

–           Cadarços coloridos

 

Adotar:

Hábito de lustrar os sapatos regularmente

 

 

9- O guarda-roupa de poder das mulheres

 

  • Os ombros de um casaco são o ponto determinante para a silhueta de uma mulher poderosa e influente.
  • Comece constituindo um guarda-roupa de base em cores neutras e cores de fundo.
  • A seguir, acrescente algumas peças de tendência e jogue com o aspecto masculino/feminino (linhas, texturas, padronagens, elementos de força, etc.)
  • Inspire-se em mulheres influentes
  • Os acessórios que evocam poder são angulares, assim como broches, pérolas. Para evitar o efeito “senhora”, opte por releituras dos broches e pérolas. Evite acessórios barulhentos e com brilho.
  • Dê preferência a bolsas rígidas, em formato geométrico, com estrutura retangular
  • Guarda-roupa deve incluir sapatos básicos: escarpins nas cores preta e nude; a seguir, pode-se optar por sapatos de « design », por exemplo, sapatos com ponta metálica, cor mais vibrante.

 

 

10- Na ponta dos dedos – os detalhes que importam

 

− Cuidados para os homens:

 

  • Cabelos: as palavras-chave para o cabelo são limpeza e elegância.
  • Pêlos: a barba e o bigode devem sempre estar perfeitamente aparados.
  • Todas os pêlos do rosto devem ser eliminadas: pelos das orelhas e do nariz, sobrancelhas muito longas.
  • As unhas devem estar bem cortadas e lixadas.
  • Algumas gotas de um perfume agradável.

 

− Cuidados para as mulheres:

 

  • Evitar peças inadequadas a uma imagem profissional
  • Unhas decoradas.
  • Legging,
  • Bermuda
  • Roupas justas demais.
  • Transparências e
  • Lingerie a mostra
  • Maquiagem forte
  • Cabelos com aspecto oleoso ou ressecado.

 

11- Perfume 

  • Perfume deve completar o estilo.
  • Perfume é algo que se deve sentir ao chegar perto da pessoa
  • Optar por um perfume cítrico, suave. (evitar os muito doces para o dia)
  • Evitar os perfumes comuns

 

 

Quando se fala de imagem profissional é importante levar em consideração o dresscode da empresa para saber se a apresentação deve ser mais ou menos formal, ou até mesmo informal. Sempre deve-se vestir para o cargo almejado deixando clara as aspirações profissionais.

 

A imagem comunica o tempo todo, e unida a uma boa qualidade técnica e comportamento torna-se um recurso poderoso nas corporações. Portanto é crucial que a consultora seja  didática ao atender seu cliente, uma vez que ele necessita de autonomia para vestir se as mais variadas situações gerando ganhos pessoais e profissionais.

 

Se o desejo for uma imagem professional de sucesso este conteúdo é um guia.

 

Abraços.

 

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