Imagem Profissional Estratégica

imagem profissional

Temos a ideia de que imagem significa se vestir e seguir as convenções sociais estabelecidas em cada ocasião. Porém o conceito de imagem é bem mais abrangente, e envolve diversos fatores e caminhos neurais.  Através da imagem profissional, vestimos e pregamos conceitos, mesmo que inconscientemente.

O que se costuma ver sobre imagem é muitas vezes um conflito entre o que alguém quer transmitir, e o que demonstra de verdade.

Possuímos estilos pessoais variados, e a construção desses estilos passa por valores, crenças, e características relevantes de personalidade. Ocorre que no tocante a uma imagem profissional que te possibilite oportunidades de crescimento na carreira, não basta expressar sua essência, você necessita atender também as expectativas da essência, do DNA da empresa que você representa.

Está aí a dica de ouro para desenvolvimento pessoal e profissional, uma vez que, se você se sente reconhecido e valorizado no trabalho, é natural que traga para a vida pessoal as benesses desse momento gratificante da sua trajetória profissional, e com isso ganhos de autoestima, empoderamento emocional e intelectual.

Imagem Profissional e a Primeira Impressão

Algumas pessoas acham uma bobagem as pesquisas sobre a importância da primeira impressão, no entanto, pesquisas usando ressonância magnética mostram uma atividade significativa em duas regiões do cérebro quando formamos uma primeira impressão: a amígdala e o córtex cingulado posterior.

Amígdala: responsável pelo processamento de respostas emocionais. Desempenha o papel de interpretar a linguagem corporal, expressões faciais.

O Córtex Cingulado posterior: está envolvido na atenção, memoria, motivação, e tomada de decisão, avalia riscos, recompensas e resultados.

Conclui-se então que automaticamente julgamos o que vemos, e conectamos com nossa tomada de decisão. Oportunidades de trabalho e relacionamentos se perdem com imagem que represente algum suposto indício de dúvida, seja do gestor ou parceiro, ele está apenas honrando seu instinto de sobrevivência.

imagem profissional

Será que você já deixou de indicar um amigo para uma vaga de emprego por achar que ele (a) não tinha boa apresentação para a mesma, e você não quis se queimar na indicação para seu chefe?  Já foi chamado para um jantar de negócios importante e não pôde levar sua namorada (o), porque a maneira que ela (e) se veste é muito ousada para o evento?  O contrário é verdadeiro.

Já convidou um amigo (a) com postura e imagem impecáveis, para fazer parte de um petit comitê importante para sua carreira?

No cenário de mundo VUCCA que vivemos não se pode mais deixar de considerar todos os fatores que possam diferenciar um profissional, e a imagem é sem dúvida primordial nesse contexto.

Tudo começa com uma decisão, e no quesito imagem não poderia ser diferente, vivemos em sociedade, e não há como desconsiderar esse fator.

Uma imagem adequada é aquela que respeita suas escolhas pessoais, mas também carrega as escolhas de uma sociedade, do crachá que te dá oportunidades profissionais, e mesmo que atuasse empreendendo, sua imagem precisa ter consistência, e ser coerente com o que prega e vende seu produto ou serviço, ao contrário disso estarás deixando o tumulto emocional visível em sua aparência.

São comuns os casos em que se diz seja você, e que te aceitem assim, mas será que você aceitaria alguém de estilo extremadamente criativo e livre, em um cargo corporativo em ambiente extremamente formal na sua empresa?  É mais importante expressar sua imagem criativa por 8h no ambiente de trabalho, do que trabalhar em um cargo que te realize financeiramente, e você possa externar todo estilo criativo extremo nas 16h que restam do dia? Essa escolha é pessoal, e cada uma faz a sua.

Despertar para essa consciência é crucial, e se isso te ferir, opte em trabalhar com algo que lhe permita expressar exatamente o que você deseja na imagem, e se contente com aquilo. Não há certo ou errado, mas o que faça sentido para você, assim como para as empresas, portanto não cabe vitimismo em relação à imagem.

Há variados símbolos de formalidade e informalidade, cores que auxiliam na comunicação não-verbal, padronagens, estampas, e a criatividade, o drama, a elegância, podem ser expressos de modo coerente em qualquer ambiente, preservando sua natureza, e garantindo sua empregabilidade, simples assim.

Invista em itens com cores sóbrias, em sua maioria, lisas, que se combinavam entre si, como:

  • Calça Alfaiataria
  • Blazer em corte e tecido formal e semi formal
  • Jeans escuro
  • Saia reta em tecido plano
  • Malha
  • Acessórios foscos
  • Camisas
  • Vestido de modelagem clássica
  • Sapatilha clássica
  • Scarpin
  • Trench coat
  • Bolsa clássica e discreta
  • Relógio de tamanho médio
  • Itens para make básica

Além disso, não se esqueça do poder e humanização nas relações. A etiqueta deve contribuir para o bom convívio entre as pessoas, mostrar respeito pelo próximo e reforçar seus valores.

Superar assim as desigualdades humanas e sociais necessárias para o desenvolvimento profissional e pessoal criando relações legitimas e fortalecer laços.

Boas maneiras

É diferencial para uma imagem profissional sólida seguir dicas de boas maneiras.

  1. Sentar com postura ereta, nunca descansar a coluna.
  2. Jamais colocar o cotovelo na mesa
  3. A conversa tem que ser sempre agradável e leve
  4. Não falar alto, sorria sempre com elegância
  5. Cuidado com a bebida, quando muito consumida, pode gerar conflitos
  6. Acima de tudo ter boas maneiras é o principal aprendizado.
  7. Agir de forma apropriada e respeitosa em qualquer ambiente, mostrando cuidado e consideração pelas pessoas.
  8. Ter boas maneiras inclui falar de forma apropriada ao telefone, saber se portar a mesa e abrir a porta para as pessoas. Mas principalmente pensar no todo e não em sim próprio.
  9. A língua e o cérebro nunca trabalham no mesmo ritmo.
  10. Pense antes de falar
  11. Fale devagar, de forma que a pessoa possa ouvir, pensar e responder.
  12. Afaste-se de pessoas negativas.
  13. Pense antes de falar
  14. As maneiras definem seu caráter e influência sua atitude, e a forma como você trata as pessoas.
  15. Controle suas emoções.
  16. Não bata coisas, evite fazer barulho, tenha gestos leves.
  17. Mantenha sempre os valores que você tem na vida.
  18. Excelência deve tornar-se hábito.

Desejo que essa breve explanação possa lhe render bons frutos.

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram