Os sabotadores do sucesso: saiba como desviar deles!

sabotadores do sucesso

Os sabotadores do sucesso são uma grande rede de pensamentos e atitudes negativas que nos impedem de crescer pessoal ou profissionalmente. São ações que nos mantém na zona de conforto, impossibilitando de experimentarmos algo novo para obtermos o sucesso almejado.

Quando se fala em sabotagem, automaticamente podemos pensar em trapaças, em alguém “puxando o nosso tapete”. Com isso, quando algo indesejado acontece tentamos buscar culpados para essa situação.

Assim, pensamos que os sabotadores do sucesso são pessoas próximas ou envolvidas na situação, como alguma colega de trabalho, sua superior ou até mesmo alguma cliente, mas na verdade o culpado de tudo isso somos nós mesmos.

Inconscientemente nos sabotamos o tempo todo, por meio de pensamentos, atitudes, medos, etc. Então, para você deixar os sabotadores do sucesso de lado e começar agir de maneira mais assertiva é necessário que se atente aos tópicos para mudar seus pensamentos já!

Os sabotadores do sucesso

Medo

sabotadores do sucesso

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Alexander Krivitskiy

Sem dúvidas, o medo é um dos maiores sabotadores do sucesso. O medo pode abranger todas as intensidades, desde uma insegurança leve até o terror total, ocasionando em crises de estresse ou levando até atitudes mais graves.

Ter medo diante de situações complexas é normal. Trata-se de uma resposta do organismo à frente de uma ameaça objetiva à própria existência. Sabemos o que nos ameaça e reagimos à isso para nos protegermos, pois não há como fugir do medo, mas há como controlarmos.

Enfrente-o! Só enfrentando seus medos que você saberá como lidar com eles em diversas situações e conseguirá tomar atitudes mais assertivas, caminhando para o sucesso!

Zona de conforto

O medo, com um dos maiores sabotadores do sucesso, traz uma enorme insegurança para as mudanças, para os novos projetos, novos clientes, etc. Com isso, você vive a mercê da zona de conforto, ou seja, você não consegue se ver saindo da sua bolha de comodismo e experimentar algo novo e inovador.

É muito mais fácil nos acomodarmos com uma situação e nunca querer mudá-la, afinal, “está bom assim”. No entanto, com o tempo a sua zona de conforto pode te afundar, já que vivemos em um mundo de constantes mudanças e evoluções. Além disso, quem não procura por mudanças acaba ficando para trás.

Em relação às consultorias de imagem, ficar na zona de conforto é um belo exemplo para NÃO seguir. Você só se destaca na consultoria de imagem quando suas consultorias são inovadoras, quando apresentam uma rede de novas oportunidade e novidades para suas clientes. Uma dica de ouro para as consultoras de imagem que sempre seguem o mesmo padrão, que permanecem na zona de conforto, que escolhem sempre o caminho mais fácil: mude agora! E veja como a mudança irá lhe ajudar a conquistar mais clientes e ter mais reconhecimento.

Vaidade

A vaidade é a preocupação excessiva em suas próprias habilidades ou atratividade para os outros. É o desejo de que qualidades relacionadas à sua aparência e ao seu intelecto sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros. Assim, a vaidade é um dos sabotadores do sucesso, pois necessita de aprovação o tempo todo, o que muitas vezes faz com que nos percamos tentando agradar outras pessoas ou tentando ser aceitos.

Uma pessoa vaidosa, normalmente, não é muito bem vista. Dessa forma, devemos procurar sermos mais humildes, encarar o outro de forma mais igual, muitas vezes aceitando os defeitos e erros, pois somos seres humanos e como tal, absolutamente todos nós erramos.

Prepotência

sabotadores do sucesso

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Ussama Azam

Nada pior do que ser uma pessoa prepotente, afinal, a prepotência anda lado a lado com a arrogância, e isto afundará a sua carreira. Muitas consultoras de imagem de grande sucesso abusam de seu poder, por serem grande reconhecimento e prestígio acham que podem fazer qualquer coisa com qualquer pessoa.

Ser uma pessoa autoritária é uma porta para querermos fazer o que quisermos, sem medir as consequências. Afinal, quando o poder sobe à cabeça, dificilmente conseguimos voltar ao início. Além do mais, a prepotência sempre vem acompanhada pelo fracasso, já que pensamos que somos fortes e poderosas o suficiente para inovarmos, o que acaba nos levando para a zona de conforto.

Falta de planejamento

sabotadores do sucesso

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Marten Bjork

Indubitavelmente, não ter um planejamento é estar fardada ao fracasso. Por mais experiente você seja, sempre faça um planejamento para seus projetos, para suas consultorias, para tudo.

Fazer algo por impulso, sem analisar as consequências é a pior escolha que alguém pode fazer. Quando surge alguma dificuldade ou um imprevisto, queremos imediatamente soluções mágicas, o que só traz novos problemas. Então, pense bem e planeje tudo!

Crenças

Suas crenças também fazem parte dos sabotadores de sucesso, pois elas te limitam! Podem ser crenças sobre como você se vê, como vê o mundo, sobre o mercado de trabalho, etc.

Estas e outras crenças que influenciam a maneira como você vive e reage aos acontecimentos, vão interferir diretamente nos resultados que obterá. As crenças são os pensamentos “formatados”, ou seja, são pensamentos que construímos durante a vida como se fossem verdades, mas na realidade são somente crenças.

As crenças interferem diretamente em suas ações. Portanto, você deve buscar formas para desviar dessas dificuldades e dessas limitações. Lembre-se: elas não podem ser vistas como verdades absolutas e não devem fazer com que você desanime a alcançar seus objetivos.

Não ter objetivo

O maior sabotador do sucesso! Não ter um objetivo em sua carreira é a mesma coisa que não ter carreira, pois não há sucesso sem metas. Quando não traçamos uma meta, não nos desafiamos o suficiente para tentarmos ser melhores, além de ficarmos alienados.

Sem um objetivo, vivemos à mercê da sorte, quando já não estamos no fundo do poço. Por isso, pense em seus objetivos, sonhe alto mesmo, pois só assim você terá ânimo para trabalhar e obter o sucesso almejado.

No entanto, outro ponto crucial é saber se o objetivo escolhido realmente é o que você quer.  Muitas pessoas acreditam saber o que querem, mas quando perguntamos como vão realizar com detalhes para alcançar, dificilmente sabem definir quais passos ela deve percorrer para alcançar esses objetivos. Esse é um dos sabotadores do sucesso que dificultam as pessoas a conseguirem realizar seus projetos também.

Tendo em vistas todos os sabotadores do sucesso, o que você tem feito hoje para ultrapassá-los e conseguir chegar mais longe em sua carreira profissional? Isto é um processo, não se faz de um dia para o outro, por isso é necessário ter paciência e perseverança.

Desse modo, iniciar uma carreira de vida, ou fazer uma transição, requer dedicação, esforço e prática. Quem entende que é um processo, até ser de fato uma excelente profissional, consegue conquistar uma carreira sólida e manter os sabotadores do sucesso longe!

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram