Personal branding: tudo o que você precisa saber!

personal branding

O personal branding (ou marca pessoal) é o bem mais importante que podemos ter, pois é a partir dele que somos reconhecidas, temos maior visibilidade no mercado e grande destaque em relação à concorrência.

Em minhas consultorias, quando me falam “Marcela, não consigo bons clientes”, eu sempre pergunto: você investe no seu personal branding?

Da mesma forma que a sua imagem pessoal e profissional é de suma importância para a construção e reconhecimento do seu negócio, o personal branding não seria diferente.

Quem constrói uma boa imagem pessoal e profissional, tende a ter grande sucesso ao construir a sua marca. Lembre-se: sua marca pessoal não é necessariamente o que você fala de si mesmo, e sim o que os outros compreendem da sua mensagem, pela sua imagem, pelo seu trabalho, pelas suas habilidades e pelos feedbacks também!

Afinal, a melhor propaganda é o boca a boca, e quando uma pessoa fala mal de seu serviço, outras pessoas repensarão se valerá à pena contratá-los.

Mas afinal, o que é personal branding?

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Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Austin Distel

Personal branding é a gestão da sua marca pessoal, mas não se trata somente de sua imagem pessoal e profissional. Ou seja, isso vai além de suas qualidades técnicas e de seu trabalho.

Envolve você descobrir o que o torna único, a determinar o seu posicionamento e a comunicar melhor a sua promessa única de valor, para então alcançar relevância e influência para determinado público alvo.

Dessa forma, suas ações e posicionamento devem ser orientados para que o seu público compreenda claramente quem você é e o que você tem a oferecer.

Tendo em vista esta preocupação com o seu público, para que ele compreenda o que você tem a oferecer, a sua visibilidade será maior e, por consequência, eleva as chances de ser contratado, fechar um negócio ou parceria.

Vantagens do personal branding

  • Reforça suas qualidades e diferencial
  • Amplia o alcance da sua mensagem
  • Entrega valor ao público-alvo
  • Aproxima você de possíveis clientes, contratantes e parceiros
  • Constrói uma boa reputação
  • Posiciona você como autoridade em seu campo de atuação
  • Eleva as chances de indicações, promoções, convite para entrevistas de emprego e palestras.

Marketing Pessoal X Personal Branding

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Créditos: Unsplash – Fotógrafo: dole777

Não tem como falar de personal branding sem falar de marketing pessoal, pois o marketing pessoal é uma estratégia para alcançar o sucesso em sua marca pessoal. Sendo assim, estes conceitos não são opostos, um precisa do outro para obter o reconhecimento desejado.

O personal branding é quem você é, é o que a torna única, é que forma você se posiciona em relação à diversos assuntos. Já o marketing pessoal é a ponte que comunica a sua marca pessoal, a sua essência, para fora.

O marketing é uma atividade altamente focada, principalmente direcionada para o exterior. Ele leva o público a agir. A marca pessoal é mais ampla ela leva o público a sentir.

Dessa forma, o marketing pessoal se concentra na forma como a marca atinge e se comunica com o mercado, enquanto o personal branding concentra-se na definição da sua essência e filosofia em longo prazo e na gestão de vários elementos relacionados a ela, para que sejam coerentes com quem você é em sua essência.

Desse modo, é necessário criar a sua marca pessoal para começar a divulgá-la e, com isso, ganhar maior visibilidade – de maneira positiva, sempre!

Como criar um personal branding?

Se conheça, antes de tudo!

Já que a marca pessoal é a nossa essência, nossa filosofia de vida a longo prazo e o nosso posicionamento, na mais coerente do que se conhecer. Parece algo bobo, mas é necessário.

Quanto mais a gente tenta se conhecer, mais a gente percebe que não nos conhecemos de verdade, apenas estamos alienados com a correria do cotidiano e não nos damos conta do que realmente gostamos, sentimos ou concordamos. Tente se conhecer um pouco mais!

Peça feedbacks de sua imagem

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Créditos: Pixabay – Fotógrafo: athree23

É por meio de feedbacks que você saberá como os outros te enxergam, como a sua imagem está sendo interpretada e qual mensagem você está passando. Como já dito anteriormente, sua marca pessoal não é necessariamente o que você fala de si mesmo, e sim o que os outros compreendem da sua mensagem.

Construa uma imagem limpa e neutra

Para uma consultora de imagem, não é necessário expor sua opinião em relação a temas polêmicos, tal como religião, política e outros assuntos mais delicados. Buscando pelo seu nome, é possível que apareçam posts e fotos que não se aplicam a você atualmente, prejudicando sua estratégia de personal branding.

Dessa maneira, evite discussões na internet e mantenha sempre uma boa imagem, e para manter uma boa imagem, é necessário ter uma boa compreensão do mundo virtual e adequar-se à etiqueta digital. Lembre-se que uma frase mal interpretada pode te levar ao fracasso!

Conheça seu público alvo

Após você se conhecer por inteira (ou pelo menos tentar), é necessário saber mais sobre seu público alvo. Caso contrário, não tem como saber qual a linguagem e canais para alcançar essas pessoas, nem sobre quais assuntos elas querem ler, ouvir ou assistir.

Não quer dizer que você vai inventar um personagem que atenda a todas as expectativas do público, porque essa ideia está condenada ao fracasso. Afinal o personal branding tem o intuito de definir a sua essência, não a sua personagem.

Invista em marketing pessoal

Nada melhor que divulgar a sua marca pessoal por meio do marketing, não é mesmo? Então invista em visibilidade nas redes sociais e, principalmente, por meio de site. Um site pode impactar muito no sucesso de seu negócio, podendo ir além de um mundo digital. Hoje em dia ter um site é uma diretriz para qualquer pessoa se destacar no mercado.

Desse modo, o aumento da visibilidade da marca ajuda a conquistar novas oportunidades e clientes gerando credibilidade. Com isso, há um aumento na interação, tornando-se uma marca de destaque entre os seus concorrentes.

Portanto, é necessário muito investimento em sua marca pessoal. Não estou falando em dinheiro somente, mas de tempo e muita dedicação para com a sua imagem e com o seu trabalho. Invista no seu personal branding!

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