Storytelling na consultoria de imagem

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O storytelling é um sucesso na área de marketing, contudo, está atraindo muitas outras pessoas de outras áreas, bem como consultores. O storytelling é algo muito mais antigo do que se pode imaginar, no entanto, começou a ser estudado recentemente.

Storytelling, nada mais é do que contar história, ou seja, narrar um acontecimento. Simples, não é mesmo? Porém, às vezes não pode ser fácil contar uma narrativa para algum cliente, você precisa, antes de tudo, conhecimento sobre esta história, saber como falar e como gesticular. Nesta hora, cada detalhe é muito importante.

Mas afinal, o que é storytelling?

Como já mencionado, o storytelling consiste em contar histórias. E as narrativas são muito antigas, então, em algum momento da sua vida você já fez um storytelling e nem sabia!

Desde que os primeiro hominídeos se reuniam para contar histórias sobre seus antepassados e acontecimentos, o este ato de verbalizar um fato já fazia parte do ser humano, permanecendo até hoje em dia.

Portanto, as histórias sempre foram uma forma de comunicação. Antes que as pessoas aprendessem a escrever, elas contavam histórias umas às outras. As histórias são muito mais fáceis de lembrar-se do que fatos simples.

Embora o hábito de contar histórias permaneça, nossa capacidade de informá-las e distribuí-las mudou bastante. Se antes fazíamos isso ao redor do fogo, desenhando em cavernas, hoje somos imediatistas publicando nas mídias sociais tudo aquilo que nos pareça uma boa história.

Dessa maneira, o storytelling como ferramenta de comunicação digital começou a ser estudado em 1993, nos Estados Unidos, quando Joe Lambert lançou um projeto intitulado “American Film Institute”, no qual as pessoas eram estimuladas a contar suas histórias de vida numa linguagem voltada para o meio digital.

Assim, em 1994, o termo “storytelling” começou a ganhar mais espaço com a prática sendo apresentada a empresas e instituições. Comumente usado na área do marketing, esta ação passou a ser usada com consultores, que viram que o storytelling era um grande aliado para as consultorias.

Por que contar história?

O ato de contar história nos remete à um momento em família, um momento agradável e aconchegante. Este é o intuito do storytelling: aproximar, ter empatia.

A arte de contar é algo intrínseco à existência humana. Contar e ouvir histórias nos faz humanos. É por meio delas que nos aproximamos das pessoas, que nos colocamos no lugar do outro e nos identificamos.

Além disso, as histórias despertam fascínio porque mexem com a nossa imaginação e, acima de tudo, são alimentadas com as nossas lembranças de determinado assunto ou situação.  Além disso, as histórias prendem a atenção, pois mexe com os nossos sentimentos também.

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Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Bewakoof.com Official

Dessa forma, se você usar as histórias da maneira certa, elas te ajudarão a comunicar sua mensagem com mais clareza. As histórias podem te ajudar a fornecer provas para argumentar sobre seu trabalho, sobre suas consultorias, além de servir como inspiração para suas clientes.

Storytelling e a consultoria de imagem

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Créditos: Unsplash – Fotógrafo: S O C I A L . C U T

Como já mencionado, o storytelling é um grande aliado para as consultoras de imagem. Afinal, não há melhor maneira de vender seu negócio a não ser contar as experiências vividas, sobre as consultorias passadas e os resultados, além dos feedbacks que são muito importantes também!

Claro, cada caso é um caso. Por isso, é necessário que você fale do coração, que não tenha um roteiro decorado sobre uma consultoria passada. As pessoas percebem quando é um texto decorado, então, fale do coração!

Embora você não deva narrar algo decorado, é necessário ter conhecimento o suficiente do caso e ter uma noção de como verbalizá-lo de maneira que atraia a atenção dessa cliente, fazendo com que ela se comova e se inspire também.

Então, pense nos casos mais marcantes e, conforme for a necessidade de sua cliente, adapte-o para esta ocasião. Mas, nunca deixe de falar com o coração. O intuito do storytelling é este: comover com a empatia, com a identificação por meio da história.

É muito importante que você verbalize suas ações, para mostrar que suas consultorias vão além de uma readequação no estilo ou no guarda roupa da pessoa. Além disso, é de suma importância você criar um vínculo com a sua cliente, o que facilitará a empatia por parte da cliente também.

Dessa maneira, você também pode contar uma experiência de vida sua. Se você está montando um look com uma peça que a sua cliente ainda esteja meio insegura, conte como foi a primeira vez que você usou essa peça, ou quando você a usou para inspirar a sua cliente a ser elegante e bem sucedida como você.

Assim, se você tem uma cliente insegura com o corpo ou com o peso, é muito importante que você faça um storytelling para amenizar a insegurança dela.

Como fazer um storytelling?

Toda história tem começo, meio e fim. Então, comece falando um pouco da vida da pessoa (você não precisa falar o nome da pessoa para não expô-la, você pode até inventar outro nome se preferir), da carreira profissional, dos anseios e dos medos.

Anseios e medos. Todo mundo tem! Assim, ao relatar isto, a pessoa pode se identificar mais rapidamente, tendo em vista que ela irá se comover e perceber que ela não é a única com problemas, e que é possível quebrar diversas barreiras.

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Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Reuben Juarez

Assim, relate os desafios, seja no trabalho ou na família, a questão de aceitar os desafios em relação à mudança de estilo e de comportamento. Narre alguns acontecimentos que fizeram esta cliente amadurecer, a sua superação. E ao longo disto, finalize contando o resultado, para mostrar que apesar de todos os obstáculos vale a pena ser elegante e sofisticada.

No entanto, você não deve romantizar a situação, mostre a realidade, os desafios que devem ser enfrentados, e mostre como as suas consultorias podem ser importantes para superar diversas situações.

Portanto, conte histórias para suas clientes verem que é possível uma transformação, com muita elegância e dedicação para alcançar o sucesso. Além disso, mais importante ainda, as pessoas se lembrarão da sua história e, com isso, vão se lembrar da mensagem da sua consultoria. O storytelling está ai para te ajudar! Aproveite-o!

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