fbpx

Tudo que você precisa saber sobre estilo pessoal

estilo pessoal-2

Pode até soar algo fútil e sem importância para alguns reconhecer o seu próprio estilo, mas na verdade o estilo pessoal tem grande influência em diversos setores. O setor de Moda e Beleza, por exemplo, tem crescido muito nas últimas décadas, demonstrando maior preocupação com o belo e com a impressão que as pessoas visam passar para a sociedade crítica e consumidora.

Para uma figura pública, o estilo pessoal é fundamental para dar destaque à sua personalidade, e para as pessoas não públicas deveria ter a mesma prioridade. A exemplo disto, muitas vezes nós falamos “fulana tem estilo tão leve e elegante”, podemos nem perceber, mas identificamos a maioria das pessoas por meio do estilo delas.

Por isso é tão importante reconhecer seu estilo pessoal, torná-lo marcante, único e surpreendente. O diferente faz você ser especial. 

Com isso, nota-se  importância da primeira impressão. Segundo o  o Management Institute of Tecnology (2001), a visão (aparência) corresponde a 25% no primeiro impacto. O tom de voz a 18%. A adequação das palavras a 14%. E a linguagem corporal a 10%. Ou seja, o estilo pessoal não é algo fútil, pelo contrário, é algo necessário!

Há ainda o mito mais difundido no meio, que circula fortemente na internet que se chama Mito de Mehabrian, do professor e pesquisador Albert Mehabrian, onde ele afirma que do ponto de vista de linguagem corporal 55% é o impacto da primeira impressão (como a pessoa se movimenta para entregar a mensagem), 38% tom de voz (velocidade, volume), 7% atribuída as palavras.  

Em um post anterior eu mencionei que há diversos elementos que compõe determinado estilo ou universos visuais das roupas, que influenciam a percepção de caráter, personalidade, sentimento e intenção das pessoas. Dentre estes elementos estão: as cores, linhas e formas, texturas e materiais, estampas, silhuetas, peças chave, detalhes, acessórios, beleza, etc.

Com o auxílio de uma consultora de imagem, você saberá cada elemento que combina mais se adequa ao seu estilo, e seu objetivo de imagem.

História do estilo pessoal

Desde séculos atrás o estilo pessoal e o destaque de sua imagem têm grande relevância e importância. Voltemos para a época dos grandes reinos europeus, as cortes europeias – em especial a francesa – demonstravam seu poder por meio de vestimentas luxuosas, de glamour e sofisticação. Eram vestimentas que todos haviam de usar para assemelhar se com o rei ou a rainha, pois estes tinham uma imagem única, que indicava o poder através de seu estilo.

Ou seja, a preocupação com o estilo não é algo atual. No entanto, a consultoria de imagem pessoal surgiu nos EUA, apenas na década de 70 e era destinada a políticos, artistas, esportistas, pessoas públicas da época. Assim, ao analisar a história do estilo pessoal, percebemos a grande influência que ele exerce sobre outras pessoas.

Mas, o que é estilo pessoal?

O estilo pessoal é nossa bússola. É a nossa marca registrada, reflete o que somos e o quanto cuidamos e gostamos de nós. Ter seu estilo pessoal bem definido é fazer escolhas de uma forma consciente, estratégica e planejada, com o objetivo de comunicar uma mensagem e obter um determinado resultado.

O estilo pessoal comunica além do seu estilo relacionado à moda, ele baseia-se na sua personalidade, nos seus valores, crenças e nos seus objetivos. Ou seja, o estilo pessoal é a sua essência!

Possuímos até 3 (três) estilos, o que nos permite criar uma identidade visual única, demonstrando ao mundo nossas preferências, quem somos, o que valorizamos. Além disso, sempre temos um estilo que é o nosso estilo predominante, digamos que nosso carro chefe, aquele que nos representa na maior parte do tempo. E ele costuma estar presente na maioria dos elementos de nossas escolhas ao longo da vida.

Afinal, o nosso estilo pessoal não precisa necessariamente mudar, mas com o tempo e com diversas transformações, nosso estilo amadurece, se adapta, e são as fases dessas transformações que fazem nosso estilo ser único e cada vez mais marcante. 

Os sete estilos universais

Estilo Clássico/Tradicional

estilo pessoal

Este estilo é para as mulheres que buscam uma imagem mais conservadora e séria. O estilo clássico é para as mulheres que gostam de roupas formais, com linhas retas e poucos detalhes, que buscam sempre peças de qualidade, com um bom caimento, duráveis e principalmente discretas, minimalistas.

Para quem segue este estilo, não pode faltar em seu guarda roupa um blazer, uma calça social, scarpin. Cores neutras como cinza, preto, branco, azul marinho são as cores coringas e mais usadas pelas mulheres clássicas. As mulheres tradicionais não costumam ousar em um penteado ou maquiagem diferente, nem uma roupa muito chamativa, são mais discretas, e extremamente elegantes.

Estilo Criativo

estilo pessoal-2

Este estilo transmite a imagem de uma mulher original e independente que cria a própria moda. A mulher criativa mistura peças chave de estilos bem diferentes na mesma produção, de forma harmônica e criando um visual único e exclusivo. Diferente da mulher tradicional, ousadia é a palavra que te define.

Estilo Sofisticado

Este estilo é marcado pelas peças clássicas, e de caimento perfeito, preferem tecidos nobres (linho, seda, etc.), porém modernas com detalhes sofisticados e luxuosos. Normalmente, a mulher sofisticada dá preferência para looks monocromáticos ou tom sobre tom, além disso, não pode faltar uma boa peça de alfaiataria em seu guarda roupa, certa marcação e uma leve sensualidade. Neste estilo encaixam-se as mulheres que transmitem uma imagem de sucesso e poder.

Estilo Natural / Esportivo

estilo pessoal-4

Este estilo é para mulheres mais despojadas que gostam de praticidade, conforto e simplicidade em seu cotidiano. Este estilo também pode ser chamado de básico devido às roupas com modelagem básica, com caimento mais solto. Os sapatos são baixos ou com saltos médios e grossos. Já os acessórios são simples, o que compõem uma imagem leve e despretensiosa.

Estilo Moderno/ Urbano Dramático

estilo pessoal moderno

Neste estilo as mulheres são de certo modo um pouco minimalistas, gostam de um All Black, ou looks com contrastes notórios, muitas vezes peças com formas geométricas e contemporâneas. Com isso, as mulheres desse estilo não utilizam muitos acessórios, apenas alguns bem marcantes, assim como a sua personalidade. São versáteis, praticas, e o look precisa ser funcional.

estilo pessoal urbano

Estilo Romântico

estilo pessoal-6

sete estilos

A mulher romântica é aquela de personalidade mais feminina, sonhadora e leve. Portanto, neste estilo predominam as cores alegres e tons pastéis, dando preferências às peças soltas e fluidas no corpo, como saias rodadas e blusas com pregas. Além disso, gostam também de detalhes como babados, rendas, bordados, cintura marcada e laços.

Estilo Sexy

estilo pessoal-7

Neste estilo se encaixam as mulheres poderosas, feminino bem evidente, marcante e que gostam de valorizar o corpo. As roupas são geralmente justas e com decotes acentuados, fendas ou recortes, transparências, as estampas animal print também fazem parte do guarda roupa da mulher sexy.

estilo pessoal

Além disso, o salto alto e fino não pode faltar!

E ai, já sabe qual é o seu estilo pessoal predominante?

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram