Visagismo: rosto e personalidade

visagismo

O visagismo é um conceito recente que tem atraído muitas pessoas no mundo todo. Ele apresenta diversas práticas para obter o sucesso desejado, tendo como objetivo a valorização de um rosto.

Nosso rosto pode transmitir diversas emoções e mensagens distintas, seja por conta de nossas expressões ou pela forma de nosso rosto. Tendo em vista estas transmissões, a morfopsicologia e o visagismo explicam a relação do formato do rosto e personalidade.

Afinal, como disse o Dr. Freitas Magalhães “nossa face é um palco de emoções” e é por meio dela que podemos transmitir diversas mensagens.

visagismo

Créditos: Freepik

Morfopsicologia

morfopsicologia tenta explicar a causa e o efeito de nossas expressões e como elas têm grande importância em nossa imagem, tanto profissional quanto pessoal. Afinal, nosso rosto é o nosso cartão de visita, uma expressão mal transmitida pode arruinar a sua imagem, já que ela pode atribuir uma característica equivocada de sua personalidade.

Não à toa que todo mundo sabe identificar quando alguém está bravo, está triste ou está magoado, da mesma forma que é perceptível quando uma pessoa está feliz, está surpresa ou emocionada.

Assim, a morfopsicologia alia-se com o visagismo para identificar a personalidade de cada um, de acordo com o formato do rosto. Além disso, juntos, conseguem identificar os elementos e práticas necessárias para harmonizar e valorizar um rosto e sua beleza.

Visagismo

visagismo

Créditos: Unsplash -Tamara Bellis

Segundo o artista plástico paulista que disseminou este conceito no Brasil, Philip Hallawell, o visagismo é a arte de revelar o melhor da identidade de um ser humano, com harmonia e estética.

Ou seja, o visagismo não se limita apenas à beleza exterior, como também traduz o estilo e a personalidade do indivíduo.

No entanto, antes de começar a harmonizar a imagem de cada indivíduo é realizado um estudo das características físicas e psicológicas da pessoa. Nesse momento são colocados em práticas alguns elementos, tais como maquiagem, cosméticos, tintura e corte de cabelo e design de sobrancelhas.

Quando surgiu?

O termo foi criado em 1937, por Fernand Aubry, um maquiador e cabeleireiro francês. Por sua vez, visagismo vem do francês “visage”, que significa “rosto”.

Embora Abry seja o autor do nome, outra pessoa é que deu corpo ao conceito, o brasileiro Philip Hallawell, como já mencionamos.

Visagismo e o formato do rosto

Ao falar em visagismo, não podemos desconsiderar os formatos de rostos que são de extrema importância para o arranjo perfeito de beleza e personalidade. Jean Haner, especialista em leitura facial, garante que o formato do seu rosto pode revelar muito sobre você.

Rosto redondo

Esse tipo de rosto é caracterizado por ter a largura quase igual à altura. O rosto redondo não é comum nas raças ocidentais, é encontrado com mais frequência em orientais e indígenas.

Assim, por conta das linhas, as pessoas que apresentam esse tipo de rosto têm um ar doce e bem jovem. A personalidade desses indivíduos é sempre estar aberto e tranquilo, além de apresentar facilidade para se adaptar.

Normalmente, uma pessoa de rosto redondo é gentil, calorosa, espontânea e otimista, mas algumas vezes também ingênua e indefesa, não à toa que muitas pessoas referem-se a elas como “rosto de boneca”. Além disso, são pessoas que precisam entender que se doar é importante, mas que devem dar prioridade sobre seus sentimentos.

Rosto triangular (ou angular)

Tem a parte inferior mais larga do que a testa e a lateral também é inclinada, porém num ângulo invertido dos rostos. Suas qualidades são: independência, hipersensibilidade, rigor. Além disso, pessoas que apresentam o rosto triangular têm grande gosto em ter controle das situações, com uma grande capacidade de análise, preferindo observar e escutar antes de agir.

Comumente, são pessoas intensas em tudo, mas principalmente em seus relacionamentos. São pessoas que preferem a solidão em vez de relações superficiais.

Rosto equilibrado

O nome já diz por si mesmo, não é um rosto arredondado nem quadrangular ou triangular, é o formato de rosto mais comum.  Essas pessoas tende a ser calmas, objetivas e diplomáticas na hora de resolver conflitos. Desse modo, são discretas quando necessário, porém muito abertas com as pessoas que gosta.

Dessa forma, são pessoas cautelosas com tudo o que é definitivo e categórico: dogmas, opiniões extremistas e decisões irreversíveis.

Rosto em formato de diamante

Pessoas com o rosto em forma de diamante geralmente gostam de assumir o controle e quer que as coisas sejam apenas de sua maneira. Assim, são pessoas detalhistas, que produzem trabalhos de qualidade, mas que podem ser interpretadas de maneira errada por sua intensidade de opiniões.

Rosto oval

Pessoas com o rosto oval normalmente fazem de tudo para agradar o outro, para deixá-lo confortável, mesmo que isso desqualifique a sua imagem e te coloque para baixo.

Por isso, sempre pensam duas vezes antes de dizer algo para não ofender ou machucar alguém. O problema é que algumas vezes podem acabar pensando demais e parecerem calculistas por sempre procurarem as palavras exatas para tudo.

Rosto retangular

visagismo

Créditos: Unsplash – Ilona Panych

São indivíduos bastante racionais, muitas vezes pensam demais, gostam de planejar seus atos e não costumam falar abertamente sobre seus sentimentos.

Além disso, são pessoas honestas, diplomatas e com espírito de liderança. Profissionalmente, têm capacidade para exercer cargos executivos de alto nível, como cargos políticos. Além de comumente serem ambiciosos e dedicados, porém um pouco melancólicos.

Rosto quadrado

Pessoas com este formado de rosto normalmente são fortes, resistentes e sempre prontas para assumirem projetos de riscos e desafiadores. São pessoas inteligentes que gostam de analisar as situações com cautela.

Rosto triangular invertido

São pessoas hiperativas, sensíveis, alegres e de temperamento vibrante. Tendem a ter uma vida conjugal complicada e geralmente possuem um corpo magro e alto. Possuem um alto poder de persuasão e capacidade criativa.

Rosto oblongo

Com traços faciais compridos e finos, pessoas com estas características faciais podem ter um corpo com características atléticas. Comumente são pessoas práticas, metódicas e que trabalham mais do que deveriam. Em contrapartida, podem ser narcisistas e manter relacionamentos problemáticos.

Viu como a morfopsicologia e o visagismo são extremamente importantes para identificar a nossa personalidade e construir a nossa imagem?  Dessa forma, valorize seu rosto e suas características, pois elas podem dizer muito sobre você!

Saiba mais sobre o meu curso de morfopsicologia aqui.

Faça um comentário

i
Welcome to Estelle, an essential and a must-have for everyone in the fashion industry.

Instagram


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/marcelafabricio/www/wp-content/plugins/estelle-instagram-feed/lib/estelle-instagram-api.php on line 244